Pós-Verdade ou Consumismo Verdadeiro?

O futuro é transparente

Não há dúvida de que o conceito de pós-verdade serve a um propósito útil neste momento.

MAS A PÓS-VERDADE NÃO MUDA A MARCHA RÁPIDA, GLOBAL E EPICAMENTE PODEROSA EM DIREÇÃO A UM FUTURO DE INFORMAÇÕES CADA VEZ MAIS CONFIÁVEIS, ÚTEIS E INSTANTANEAMENTE ACESSÍVEIS.

O futuro ainda é verdade. Ou, mais especificamente, transparência! Você já sabe que em 2017, o pensamento padrão é: Por que não posso saber tudo sobre esse órgão governamental / instituição / marca? Bilhões de pessoas no mundo esperam descobrir praticamente qualquer coisa que desejam saber, muitas vezes instantaneamente. E isso inclui tudo sobre a sua empresa e você. Em uma pesquisa recente com mais de 10.000 consumidores ao redor do mundo, 78% disseram que é ‘um pouco ou muito importante para uma empresa ser transparente’. E 70% disseram que ‘atualmente eu faço questão de saber mais sobre as empresas das quais sou consumidor,’ (Havas, Fevereiro de 2016).

Não precisamos gastar muito tempo investigando. Basta parar para pensar por um instante para levar em consideração que mais da metade de toda a humanidade agora usa um smartphone (WeAreSocial, janeiro de 2017).

Então, o que isso significa para você?
– A diferença entre o que é interno e o que é externo ao seu negócio está sumindo. Seus processos, cultura e valores internos são propriedade pública — e parte da sua marca.
– Você precisa falar a linguagem dos seus consumidores: rápida, prática, informal. Porque eles já têm muita informação para lidar e algo que soa ineficiente pode não ser uma boa ideia.
– Você precisa conectar os consumidores aos seus pares, porque eles confiam mais nas informações que eles têm do que nas suas.
-Você deve elevar a mentalidade de transparência para o próximo nível, ajudando a tornar o mundo inteiro passível de ser conhecido.

Veja algumas marcas que já estão colocando em prática esse conceito:

Contratobook: a plataforma outsource mexicana que permite aos cidadãos auditarem os contratos do governo
Alit Wines: a marca de vinhos americana que oferece detalhes sobre a produção de cada garrafa — de quanto custou cada elemento até a origem das uvas.

Coloque em prática

Existem muitas maneiras de colocar em prática a transparência no dia a dia do seu negócio.

Comece perguntando:
– Como você pode derrubar todas as barreiras que ainda faltam em seus processos, cultura e valores internos?- Quando é preciso tratar algo diretamente com você, como você pode tornar qualquer tipo de transação mais eficiente?
– Qual aspecto do mundo você pode tornar mais transparente?

 

 

Fonte: endeavor.org.br