O Significado das cores: O Vermelho em Propaganda, Publicidade e Marketing

O vermelho é a cor do fogo e do sangue, por isso está associado à energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, assim como a paixão, ação, desejo e amor.

O vermelho é uma cor muito emocionalmente intensa. Ela aumenta o metabolismo humano, aumenta a taxa de respiração e aumenta a pressão arterial. Ela tem  alta visibilidade, razão pela qual os sinais de parada, sinais de trânsito e equipamentos de incêndio são normalmente pintados de vermelho. Na heráldica, o vermelho é usado para indicar a coragem. É uma cor encontrada em muitas bandeiras nacionais.

É uma cor quente e positiva associada com as nossas necessidades físicas e mais a nossa vontade de sobreviver. Ela emana uma energia masculina forte e poderosa.

Significa um espírito pioneiro e qualidades de liderança, promovendo a ambição e determinação. Também é de temperamento forte e pode dar confiança para aqueles que são tímidos ou falta de força de vontade.

Ele é frequentemente usado para expressar o amor, como no Dia dos Namorados, no entanto, ele se relaciona mais com a sexualidade e desejo, em vez de amor – o amor é expresso com rosa.

O Vermelho traz textos e imagens para o primeiro plano. Vermelho é energizante. Ela excita as emoções e nos motiva a agir. Use-a como uma cor de destaque para estimular as pessoas a tomar decisões rápidas; é uma cor perfeita para ‘Comprar’ ou para os botões de “clique aqui” em banners de internet e websites.

O Vermelho é amplamente utilizado para indicar perigo (sinais de alta tensão, semáforos). Esta cor também é comumente associada com a energia, de modo que você pode usá-lo quando a promoção de bebidas energéticas, jogos, carros, itens relacionados a esportes e alta atividade física.

A cor vermelha pode estimular o apetite, sendo frequentemente usada em restaurantes para esta finalidade. Também aumenta o desejo por alimentos e outros estímulos.

Em algumas culturas orientais, como a China, o vermelho é a cor usada para dar sorte. Embora os tempos estejam mudando e muitas noivas chinesas agora vistam branco, é tradicionalmente a cor para casamentos.

Na cultura indiana simboliza pureza e é, também, frequentemente usado em seus vestidos de casamento.

 

 

 

 

Fonte: www.portaldomarketing.net.br