O que é Empreendedorismo: da inspiração à prática

O que te diria um dicionário se você perguntasse a ele o que é EMPREENDEDORISMO?

Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Se queremos ser bastante objetivos, é bem por aí! Só que, para nós, o empreendedorismo vai um pouco mais além. Certamente, bem além de algumas linhas de definições…

Volta a fita: estamos no ano 2000. O Brasil comemora seus 500 anos, as Olimpíadas estão acontecendo em Sidney, “Beleza Americana” ganhou o Oscar e e você está com um dicionário no colo. Folheando ali pela letra “E”, entre “emprazar” e “empregado”, um grande vazio. “Cadê ‘empreendedorismo’”? Não tem. “Mas eu ouço essa palavra desde que me entendo por gente”! Pois é.

Há apenas alguns anos o termo “empreendedorismo” não fazia nem parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não havia empreendedores no milênio passado – na verdade, é por causa dos empreendedores que tudo que conhecemos é dessa forma, desde os primórdios da humanidade. Mas quando virou verbete, o conceito não só passou a existir no dicionário brasileiro, como trouxe consigo novas possibilidades.

O crescimento econômico foi meteórico, a geração de empregos também. A tecnologia nos surpreendeu (e continua surpreendendo). A inovação social ampliou o acesso. Temos mais conforto, mais experiências, novas relações com coisas e pessoas e, em geral, mais qualidade de vida por causa de novos negócios e iniciativas. Por isso, é inegável a importância do empreendedorismo nas nossas vidas, assim como a importância de entender o que ele significa.

 

Fonte: Endeavor.org.br | Foto: Divulgação.