Fan Page x Perfil no Facebook: Entenda a diferença e saiba qual sua empresa precisa

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAN PAGE E PERFIL NO FACEBOOK?

Cada vez mais empresas encontram nas redes sociais o espaço ideal para divulgar ofertas exclusivas, fortalecer sua marca e entrar em contato com seu público-alvo. Esse movimento fez com que as plataformas se transformassem, passando a oferecer uma estrutura pensada para negócios — no caso do Facebook, a fan page.

Usar um perfil para representar um negócio é um hábito remanescente dos tempos de outra rede social: o Orkut. Lá, o único tipo de cadastro possível era o de perfil pessoal, portanto as empresas não tinham opção senão usar esse recurso para divulgar suas informações. Com o Facebook, no entanto, há todo um suporte voltado para negócios focado nas fanpages.

POR QUE USAR UMA FAN PAGE EM VEZ DE UM PERFIL?

1. DENTRO DAS REGRAS

Vai contra os termos de uso da plataforma usar um perfil pessoal para representar uma entidade, como empresa ou instituição. Portanto, ao utilizar esse meio para inserir o seu negócio na rede social, você arrisca ter o perfil desativado por ferir as regras. Ao trabalhar em redes sociais, fique sempre de olho nas normas para não ter problemas com a sua presença digital.

2. FORMATO ADAPTÁVEL

A escolha entre fan page e perfil no Facebook fica muito simples quando consideramos que o primeiro formato permite diversas implementações que tornam a sua empresa mais fácil de ser encontrada e contatada. Ao classificar sua página como um estabelecimento, por exemplo, é possível inserir endereço e telefone, contando até com um mapa para facilitar a localização. Um perfil não possui tal vantagem.

3. COMUNICAÇÃO FACILITADA

Ainda em dúvida entre fan page e perfil no Facebook? Ao trabalhar com uma página, sua empresa passa a contar com uma estrutura completa pensada para atender bem o seu público. Já de início, você percebe que as mensagens dos clientes ficam concentradas em uma interface simples de administrar. Também dá para responder comentários com facilidade usando o nome da empresa.

4. ACESSO A DADOS

Como ter certeza de que as publicações da sua empresa estão dando certo? Isso não é possível com um perfil, mas plenamente acessível no caso de uma fan page. Ela possui acesso à seção Insights, que reúne dados a respeito dos seus posts e do público. A partir daí, você pode detectar tendências, fazer projeções e saber mais sobre o perfil de quem curte sua marca.

Como ficou claro, não deve existir dúvida entre fan page e perfil no Facebook: a escolha correta é uma página, conforme a própria rede social recomenda e incentiva. A sua empresa vai contar com uma série de recursos vantajosos para maximizar a sua exposição e trazer mais sucesso aos negócios.

 

 

Fonte: blog.gruv.com.br