Estes são os dados que você entrega cada vez que dá um like no Facebook

Toda vez que você dá um like em alguma página do Facebook, deixa diversas informações sem proteção alguma.

Segundo o estudo da Universidade de Cambridge, publicado na revista científica PNAS, é possível saber quase tudo sobre uma pessoa com base nas curtidas do seu Facebook.

Cerca de 58 mil pessoas foram voluntárias do estudo que comprovou que, em mais de 90% dos casos, é fácil descobrir desde a orientação sexual até a data de divórcio dos pais de alguém só por pesquisas na rede social.

Um vídeo de uma empresa britânica especializada em prevenir fraudes, a Cifas, tenta conscientizar os usuário sobre o tema.

Ele mostra uma loja de café oferecendo espresso e croissant grátis na rua em troca de uma curtida na página do Facebook.

Enquanto a pessoa espera pelos brindes, eles acessam tudo sobre a pessoa na web em minutos, como data de nascimento, trabalho, telefones e endereços.

Segundo a empresa, a maior parte das fraudes acontece pelo roubo de informações das redes sociais. Alguns posts e páginas podem estar carregados de vírus que escaneiam os algoritmos do Facebook.

“Orientamos as pessoas a checar as configurações de privacidade e pensar duas vezes antes de publicar qualquer coisa”, disse o chefe executivo da empresa, Simon Dukes, em entrevista para o The Independent.

Evite curtir páginas que não sejam verificadas pelo Facebook. Nem saia adicionando pessoas que você não conhece sem uma avaliação prévia. A chance delas fazerem parte de uma fraude é grande.

Preste atenção nas páginas que você já curtiu. Aquelas usadas para fins ilegais costumam mudar os nomes de tempos em tempos. É fácil identificar, por exemplo, quando tem algo lá que você nunca curtiria.

Fique atento com conteúdos emotivos ou aqueles que prometem prêmios depois de curtidas e compartilhamentos.

 

Fonte: www.vix.com