Aqueles que trabalham com estratégias de marketing digital voltadas para Facebook há alguns anos, devem ter se deparado com o grande problema de perda do alcance que a rede social veio sofrendo nos últimos tempos, não é mesmo?

Há que acredite que isso não ocorreu, mas engana-se quem acha que esse alcance continua da mesma forma que antes. Ele está muito diferente e não somos nós que estamos afirmando isso, são as métricas que não nos permitem mentir.

Antes, qualquer empresa poderia criar sua fanpage, colocar conteúdo de engajamento e ter um alcance de 70% a 90%. Atualmente, os números estão bem longe de ser esse.

Muitos relatam que o alcance não tem passado de 3%, o que prejudica muito a conversão pelo orgânico e obrigada os profissionais a patrocinar as publicações, ou seja, investir em anúncio para que um maior número de usuários seja alcançado.

Na realidade, a intenção de diminuir o poder orgânico foi uma medida adotada pelo Facebook desde 2012 para incentivar os anúncios dentro da rede. É como se a empresa falasse:

  • “Olha, se você quiser atingir um público maior, você precisa pagar, senão nada feito”.

Isso acabou gerando um desconforto inicial nos profissionais, porém conseguiu aumentar a qualidade das publicações, exibindo anúncios de interesse ao público alvo.

Por outro lado, a timeline ficou mais focada em postagens de pessoas e páginas da qual houve um interação recente.

1º Dica –  Utilize bastante imagens

Conteúdo é algo que gera bastante interação no Facebook, principalmente se forem textos pequenos, no entanto, as imagens tem um resultado surpreendente e um poder de engajamento incrível.

Pesquisas recentes da própria plataforma mostram que publicações que possuem foto conseguem ter uma interação de mais de 40% se forem comparadas com publicações textuais. Além disso, 93% das postagens mais envolventes são compostas, basicamente, de imagem, levando 84% a mais de cliques, 104% a mais de comentários e por fim, 53% a mais de curtidas.

Vai deixar mesmo de apostar nesse formato?

A dica aqui é procurar imagens que se destaquem na página e que consigam transmitir sua mensagem no momento em que o usuário bate os olhos nela, só tome cuidado para não ser apelativo demais e acabar chamando a atenção por um lado negativo.

Escolha uma imagem que tenha relação com seu nicho de atuação, que tenha uma qualidade boa e que consiga expressar o que você tem a dizer da melhor maneira possível, dessa forma, você chamará a atenção e terá maiores possibilidades de compartilhamento.

Se tiver dúvidas sobre qual a melhor para utilizar, faça alguns testes, mudando a imagem de 3 em 3 dias, dessa forma, você conseguir diferenciar e não deixar suas campanhas caírem na mesmice.

2º Dica – Postagens curtas

Se o seu nicho de atuação pede uma postagem escrita, pois não é possível fazer o uso de imagens sempre, aposte em um formato curto, simples e objetivo.

Dificilmente, seu público alvo irá querer ler textos enormes, pois o uso do Facebook através do mobile é muito maior e ler grandes textos nas pequenas telas é um grande desafio.

Alguns estudos já comprovaram que postagens que tem até 250 caracteres, possui um engajamento de mais de 60%. Quando essa publicação é ainda menor, por volta de 80 caracteres, a chance de interação e alcance consegue aumentar ainda mais.

Sempre que for planejar um conteúdo escrito, pense em uma forma de se destacar e entregar a mensagem de uma maneira simples e rápida de ser compreendida. Caso você precise escrever algo maior, use uma postagem em um blog, por exemplo.

Faça uma chamada bem interessante que realmente prenda a atenção e leve o usuário até uma página destinada a melhor leitura do conteúdo!

3º Dica – Uso de emoticons

Os emoticons caíram na graça dos usuários desde o seu lançamento e com o passar dos anos, eles acabaram sendo incorporados em estratégias de marketing digital, principalmente no Facebook, onde as pessoas em geral os utilizam.

Por conseguirem expressar sentimentos visualmente, os emoticons recebem 33% mais de comentários, 33% a mais de compartilhamento e conquistar 57% mais usuários do que publicações que não levam essas carinhas fofas.

Então, planeje suas publicações de uma forma em que os emoticons possam ser encaixados de forma natural e simpática, lembrando-se de nunca exagerar na dose para não carregar demais as coisas.

Vale a pena dosar o uso deles, pois não ter irá fazer com que o engajamento de páginas de empresas caiam, porém exagerar deixará pouco formal.

 

 

Fonte: mestredoadwords.com.br