Conheça o EdgeRank, o algoritmo de posicionamento do Facebook

A pergunta que sempre vem a cabeça é, como aparecer na feed de notícias do seus fans com mais frequência?

Não é só porque o usuário curtiu sua fanpage ou adicionou seu perfil que todas as suas publicações aparecem para ele, o Facebook usa critérios de avaliação para definir o que aparecerá, por isso, a rede é tão “viciante”, se você curte algo específico na rede, por exemplo, assuntos relacionados a motociclismo, o Facebook identifica e começa a lhe mostrar conteúdo referente ao assunto, ou se você visita o perfil ou uma fanpage, note que no curto prazo, todo o conteúdo gerado por neste perfil ou fanpage visitado aparece em sua feed de notícias, pois o facebook entende que isso é relevante para você, toda essa matemática é desenvolvido sob o algoritmo de classificação do Facebook, conhecido como EdgeRank.

O alcance médio do EdgeRank tem sido de 16%, ou seja, para cada 100 fans que curtiram sua página, somente 16 terão suas atualizações na feed de notícias.

Para poder aumentar esse alcance, é importante conhecer como funciona esse algoritmo, principalmente para quem quer comercializar um produto ou serviço e faz grandes investimentos para captura de fans.

O algoritmo monitora links que clicamos, fotos que estamos vendo, conteúdo que curtimos, compartilhamos, comentamos, páginas que acessamos e os aplicativos que usamos, baseado neste monitoramente ele define o conteúdo que aparecerá em sua feed.

Mas qual é a fórmula do EdgeRank?

Esse algoritmo leva em conta três variáveis: afinidade, relevância e tempo.

u = Afinidade entre o criador e o consumidor de conteúdo – perceba que as pessoas mais próximas a você, as quais você tem visitado o perfil ultimamente para ver fotos, comentar ou curtir, tem postado conteúdo que aparece em sua feed, o facebook entende que essa visita mostra o interesse que você tem nesta pessoa ou empresa e começa a lhe ofertar conteúdo. Essa interação denota afinidade, grau de interesse no conteúdo postado pelo amigo ou empresa visitado.

w = Peso da interação (Comentar, Curtir, Marcar) – outro item que o Facebook leva em consideração para definir o conteúdo que aparece em sua feed de notícias são as suas interações com curtir, comentar e compartilhar. Quando você exerce alguma destas operações o conteúdo aparece também para a sua rede de contatos, por isso, a importância de buscar a interação com os fans. Se você posta um conteúdo e algum fan curte, logo, parte dos amigos dele também verão esse conteúdo, e se, você continuar a postar conteúdo com a mesma qualidade, esse fan que curtiu seu conteúdo receberá novas atualizações.

Entre as variáveis, curtir, comentar e compartilhar cada uma tem um peso diferente, o curtir é a interação mais sutil, portanto, o peso dela pode ser considerado o menor já o compartilhamento tem o maior peso, o Facebook entende que o usuário acha o conteúdo tão bom que irá compartilhar com amigos, essa atitude conta muitos pontos.

d = Tempo da publicação – esse talvez seja o item mais comum, diz que, quanto mais novo o conteúdo, mais chance de aparecer para os fans.

Outra variável que entrou para a fórmula do EdgeRank é o feedback negativo, se um post é marcado como spam ou ocultado, a tendência é que os próximos posts que você publica comecem sumir.

Porém, o Facebook não revela qual é o peso de cada variável na fórmula.

Para melhorar seu posicionamento com o EdgeRank, você deve conhecer bem seu público-alvo, saber o que ele gosta de ver e entregar esse conteúdo com frequência, no Facebook Insight você consegue mais informações de que tipo de conteúdo seu público mais gosta.

Buscar interação com seus fans também é uma ótima forma de você se dar bem com o EdgeRank, busque fazendo perguntas, respondendo comentários e claro, postando conteúdo que tenha relação com seu negócio.

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Por Lucas Cruz, economista com especialização em Gestão e Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco e Marketing e Planejamento Estratégico pela IECO. É coordenador dos cursos de Administração e Logística na Unidez/Itanhaém. Autor de livros e e-book entre eles: Fundamentos de Facebook Marketing e Marketing para PME. Apaixonado por Marketing e gestor do site www.aprendendomarketing.com

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