Boas práticas de comunicação de líderes empresariais

Boas práticas de comunicação de líderes empresariais faz com que estratégias sejam bem-sucedidas e tenham excelentes resultados em longo prazo.

Uma das formas de desenvolver habilidades comunicativas é se inspirar em profissionais bem-sucedidos, para que sirvam de modelo. Nas revistas de negócios, em entrevistas e em palestras, líderes de diferentes segmentos costumam compartilhar o que fazem para que sua comunicação seja mais efetiva e impacte positivamente a gestão do negócio.

Conheça quatro “boas práticas” para conhecer e incorporar no dia a dia de sua atuação profissional:

1. Criar rotinas de comunicação com liderados

Líderes costumam estar próximos de sua equipe e promover diálogo efetivo entre as pessoas. É importante estar presente e conduzir objetivamente as reuniões, dar feedbacks com frequência, almoçar ou tomar café com a equipe, criar momentos para reconhecer as conquistas ou para realinhar expectativas. O líder que não é acessível vive com a agenda tomada por outros compromissos “mais importantes” e não mantém um canal aberto ao diálogo – o que gera inúmeros problemas de gestão de pessoas, com impacto nos resultados.

2. Delegar de forma clara

Muitas vezes, pela pressa do dia a dia ou o automatismo das atividades, líderes delegam ações sem ao menos tomar cuidado com a forma de se expressar. Depois, quando algo é feito de forma errada, ficam indignados com a falta de atenção, de conhecimento ou de comprometimento do liderado. Mas, muitas vezes, a origem do problema foi justamente a maneira usada pelo líder para delegar a atividade. É preciso evidenciar o objetivo da tarefa, o(s) responsável(is), o prazo, o processo/a norma/ o passo a passo. Se o liderado já domina o modo de executar, alinhar expectativas com ele é essencial para a execução correta. E lembre-se: a depender do contexto, mandar um e-mail ou informar a ação em reunião pode não ser delegar, mas sim transferir responsabilidade – o que é bastante complicado, ainda mais em se tratando de liderança.

3. Aproveitar a variedade de canais de comunicação

Há empresas em que há excesso de reuniões ou de e-mails, ou de ambos. Essas formas de comunicação são bastante eficazes se usadas adequadamente. O líder deve se atentar às características dos canais de comunicação e usá-los a favor da gestão e da produtividade. Estar próximo fisicamente das pessoas e ver a reação delas à sua fala pode ser muito eficaz quando o assunto é mais delicado e polêmico, mas pode ser perda de tempo quando o tema é corriqueiro e as pessoas o receberão com naturalidade. Ter tato para lidar com os diferentes canais de comunicação é essencial para qualquer líder atuar e ser referência para seus liderados.

4. Comunicar-se com objetividade

Concisão e clareza são qualidades da comunicação altamente valorizadas. É fundamental definir o foco e falar tópicos relevantes aos interlocutores. Exagerar em detalhes, ser técnico demais ou genérico em excesso são falhas comuns que devem ser evitadas pelo bem da comunicação e do exercício da liderança.

Fonte: Vivian Rio Stella para  portal.comunique-se.com.br