Afinal, o que é marketing de experiência?

Você já ouviu falar em marketing de experiência? Não? Então, saiba que a experiência do cliente com a sua marca é essencial para criar engajamento e fidelização.

E é por isso, dentre outras coisas, que essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas e promete resultados realmente satisfatórios.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra de uma vez por todas o que é marketing de experiência e como ele pode beneficiar o seu negócio!

O QUE É MARKETING DE EXPERIÊNCIA?

De maneira resumida, podemos dizer que o marketing de experiência tem como objetivo conquistar, engajar e fidelizar os clientes por meio de emoções, sensações, percepções e experiências.

Ao criar estímulos que atinjam a consciência do consumidor, por meio dos seus sentidos, a mensagem transmitida é absorvida mais facilmente e gera um encantamento do cliente com a marca.

Seja em ações promocionais, campanhas interativas ou atendimento personalizado, o importante é investir na construção de um relacionamento duradouro com o público. Afinal, se um consumidor tem uma experiência boa com a marca, é provável que ele a recomende para os amigos.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS?

Ao apostar no marketing de experiência em sua estratégia, você vai perceber inúmeros benefícios gerados, seja em curto ou longo prazo. Confira, abaixo, as principais vantagens desse investimento para o seu negócio:

ENGAJAMENTO

Proporcionando uma boa experiência de compra aos seus clientes, você os transforma em verdadeiros fãs da marca, que interagem, relacionam-se e torcem para o sucesso do seu negócio.

DIFERENCIAÇÃO

Graças ao marketing de experiência, o seu produto ou serviço deixa de ser apenas mais um entre a concorrência, passando a ter destaque na mente do seu consumidor.

DIVULGAÇÃO

Clientes fiéis e engajados se transformam em embaixadores da marca, promovendo o seu negócio entre amigos e familiares.

DESEJO

Ao mexer com o sentido dos consumidores, o marketing de experiência foge dos atributos racionais e cria uma vontade diretamente ligada com o emocional do seu cliente.

RENTABILIDADE

Diante de todas essas vantagens, não há dúvidas de que o marketing de experiência influencia diretamente no seu plano financeiro, não é mesmo? O preço deixa de ser um empecilho, e é possível lucrar mais com isso.

COMO PLANEJAR AÇÕES DE MARKETING DE EXPERIÊNCIA?

Agora que você já entendeu o que é marketing de experiência e conhece os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, deve estar se perguntando: mas, afinal, como planejar ações usando essa estratégia?

O primeiro passo é sair do lugar-comum e buscar inovação: fuja dos padrões e expanda as oportunidades de fechar negócios. É essencial surpreender o seu público, chegando aos lugares onde ele está.

Tenha sempre em mente que qualquer campanha deve começar na sua empresa, junto aos seus funcionários e colaboradores. Quando toda a equipe está engajada em um projeto, fica mais fácil de transmitir verdade nas mensagens e encantar os clientes.

Você deve criar soluções para promover os seus serviços de maneira memorável para o público. Seja por meio de um suporte no pós-venda, da interação e comunicação direta nas redes sociais ou da construção de um clima personalizado, com a cara dos seus produtos, nos pontos de vendas.

E lembre-se: o mais importante é a experiência criada, que deve ser sempre positiva. Por isso, entenda os desejos do seu público e mãos a obra!

 

 

Fonte: http://blog.gruv.com.br/