Como criar um roteiro de ações

Ações de comunicação e marketing online não podem receber menos atenção do que as campanhas offline. Na verdade, On e Off devem caminhar de maneira integrada. Muitas pessoas acham perda de tempo investir em planejamento e iniciam projetos e divulgações sem nenhum direcionamento. Fazer desta forma é praticamente garantir o fracasso.

Em geral, temos a tendência em começar pensando na tecncologia e nos canais que vamos usar. Depois, vamos para os outros pontos como: estratégia e público-alvo. Porém, o mais importante é começar definindo os objetivos, onde se quer chegar.

Se você ignorar o planejamento, não há como obter sucesso em quase nada. Planejar não precisa ser um fardo ou uma tarefa chata. Podemos fazer de maneira divertida e interessante, como se fosse um roteiro de viagem.

Para simplificar, comece colocando em prática este roteiro a seguir, na ordem estabelecida, com pontos essenciais para ir em direção ao sucesso em suas ações e campanhas de comunicação digital e mídias sociais.

1- Quais são os seus objetivos? Defina onde você quer chegar.

2- Você precisa de metas. O que você precisa fazer para alcançar seus objetivos? Essas ações serão as suas metas.

3- Quer tocar o coração de quem? Suas iniciativas e seus negócios provavelmente não são para todos. Tenha foco, estude o seu segmento de clientes e vá para o alvo certo.

4- Como são essas pessoas e onde elas estão? Observe, acompanhe, monitore e avalie o comportamento das pessoas que você precisa atingir. Conheça os seus gostos, suas vontades, suas dores e onde elas costumam falar sobre isso. Você pode ajudar de alguma forma! Lembre-se e aplique constantemente o Marketing de Gentileza. “Marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. É sobre relações humanas”.

5- Quais são as suas táticas? Planeje-se ao máximo para conseguir colocar em prática todas as metas dentro dos prazos que definiu. Estabeleça padrões de comunicação e relacionamento com seu público e esteja preparado para mudanças.

6- Quais os canais você vai utilizar? Agora sim você vai conseguir identificar os canais mais apropriados para o seu negócio. Escolha as tecnologias e as redes que vai utilizar para divulgar seus serviços, produtos, novidades, realizar ações, campanhas e interagir com seus clientes e públicos.

Pronto, você já tem um roteiro para trilhar o seu caminho! Use e abuse dele em tudo que você fizer para seguir em frente e divulgar suas iniciativas.

Lembre-se! Você está trabalhando para profissionalizar a comunicação do seu negócio. Vem com tudo e boa sorte!

 

Por Laíze Damasceno, jornalista, diretora da Angorá Comunicação. Especialista em Comunicação Corporativa, consultora e palestrante na área de Comunicação Digital. Empreendedora, fundadora do sarau de artes e Networking MIXtura Livre e da fan page Shopping de Notícias. Autora do blog Marketing de Gentileza.