4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing

4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing

O Mix de Marketing é um dos mais fundamentais conceitos para a área. Conheças o 4 Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção!

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.

Dependendo do autor do artigo ou livro, os nomes podem variar: Mix de Marketing, Composto de Marketing.

Mas, salvo as variações na nomenclatura, o nervo central permanece inalterado: os 4 Ps do marketing são os pilares básicos de toda e qualquer estratégia.

O que é, em essência ter sucesso em seu negócio? Vender.

Só que para isso é preciso construir a sua marca.

E isso significa muito mais do que abrir um canal de vendas e expor a mercadoria.

É preciso desenhar e construir a sua marca sobre mais do que um pilar.

Quer um exemplo que todo brasileiro conhece? Havaianas.

Uma simples sandália de borracha.

Há pouco mais de 20 anos, era das mais simples e baratas, vendidas em mercados e voltadas para o público de baixo poder aquisitivo.

Quem nunca ouviu que “Havaianas eram chinelo de pedreiro”?

Só que, em 1994, a empresa lançou a Havaianas TOP.

Ao invés das clássicas solas brancas e tiras azuis ou pretas, a nova linha vinha em cores fortes, um tantinho mais altas no calcanhar e logo em relevo.

A partir de uma esperta campanha, com propagandas originais e bem humoradas (que se tornaram marca da empresa – já viu a propaganda com a atriz Suzana Vieira?), passaram a se tornar objeto de desejo, mesmo que mais caras que o modelo antigo.

A distribuição também sofreu uma grande mudança.

Cores e modelos passaram a ser escolhidos de acordo com o público do entorno.

E, é lógico, o investimento em um display colorido e de qualidade, com os pares de sandálias distribuídas por cores e tamanhos, prontas para serem desfiladas nos pés dos clientes.

O resultado foi um crescimento exponencial que, inclusive, fez com que a empresa criasse uma área voltada especificamente para o comércio exterior.

E hoje a sandália continua ocupando status de artigo típico brasileiro, com diversas lojas espalhadas pelo país.

Aliás, pelo mundo…

Agora vamos voltar à nossa situação: não bastaria a Havaianas criar sandálias coloridas (Produto), com uma nova tabela de valores (Preço), investir em uma dinâmica de distribuição e venda (Praça) ou fazer propagandas divertidas e coloridas (Promoção).

O sucesso desse case está justamente no equilíbrio desses 4 setores, trabalhando para fortalecer a marca frente a um público-alvo muito bem selecionado.

Fonte: marketingdeconteudo.com