Cresce a procura por ensino médio integrado a cursos técnicos entre os adolescentes

IMG_6655

Só em Curitiba, o IFPR conta com mais de dois mil alunos; concorrência por vaga nas escolas técnicas faz candidatos procurarem cursos preparatórios para as provas de seleção

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e veloz, a busca por uma boa formação, de forma rápida e precisa tem ganho destaque. E a expansão de cursos técnicos no Brasil triplicou nos últimos anos; prova disso é a procura crescente de cursos que unam o tradicional ensino médio a cursos profissionalizantes, com o objetivo de formar jovens profissionais de áreas técnicas para segmentos específicos. Em poucos anos, o aluno, que antes cursava o ensino médio regular e só após esse período buscava um curso profissionalizante ou superior para, enfim, ingressar no mercado de trabalho, hoje consegue em menos tempo concluir seus estudos e garantir qualificação profissional.

Uma das vantagens desse público, que busca formação técnica ainda na adolescência, é a oferta de cursos gratuitos em grandes instituições de ensino, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e o Instituto Federal do Paraná – IFPR, que possuem uma ampla lista de cursos técnicos nível médio e pós-médio, que tem atraído muitos alunos. No IFPR, por exemplo, segundo o professor Gabriel Mathias Carneiro Leão, da diretoria de Ensino Médio e Técnico da instituição, a disputa por vaga em uma das oito modalidades de ensino médio integrado com o curso técnico chega a ser de oito a dez candidatos por vaga. “O objetivo do IFPR é ofertar a educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos. Oferecer o ensino médio de qualidade e, além disso, uma formação profissional técnica de nível médio. Dessa forma, o estudante se prepara tanto para ingressar em uma universidade, quanto para o mundo do trabalho”, explica o professor.

De acordo com Gabriel, o interesse por cursos técnicos sempre existiu. “O antigo CEFET-PR sempre teve uma procura muito grande por parte dos estudantes. Contudo, antigamente existiam poucas escolas técnicas, não havia muito investimento na infraestrutura das escolas existentes, e também não havia um plano de expansão e interiorização como vemos atualmente”, analisa. Hoje, o IFPR tem vários campus espalhados pelo Paraná, com perspectiva de implantação de novas sedes. “Isso permite o acesso de muitos estudantes ao ensino médio integrado ao técnico em uma escola pública federal, gratuita e de muita qualidade”, afirma o diretor do IFPR.

Em todo o Paraná, o IFPR atende atualmente 8726 alunos. Só em Curitiba, são 2903 estudantes. Os cursos mais procurados pelos adolescentes que ingressam no instituto por volta dos 14 anos, são o Técnico em Informática e o Técnico em Processos Fotográficos. A cada semestre, um novo processo seletivo é aberto. A prova é composta por questões objetivas de conteúdo do ensino fundamental e redação. São 55 questões objetivas de conhecimentos (Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais e Matemática) e 2 questões discursivas de Língua Portuguesa.

Preparação para enfrentar concorrência

Com a procura cada vez maior e a disputa de vagas acirrada no IFPR, muitos candidatos optam por fazer um curso preparatório, equivalente a um cursinho pré-vestibular, para conseguir ser aprovado no processo seletivo. De acordo com o diretor do Approvi Cursos Preparatório Luciano Kaled, a procura por esse curso preparatório específico para o nível médio tem crescido. “Os alunos estão determinados a conquistar uma vaga dentro dessas instituições técnicas e se dedicam a estudar além do nono ano do ensino fundamental, fazendo o curso preparatório”, explica Luciano.

Muitas vezes, o interesse pela vaga parte dos pais. “Muitos adolescentes ainda não decidiram qual profissão escolher, então os pais optam por direcionar seus filhos a essas instituições técnicas, devido a credibilidade e ao baixo custo”, analisa o diretor do Approvi. Para estudar no IFPR, não há custos: os cursos são gratuitos, o que faz a procura por uma vaga ser ainda maior.

No Approvi, o curso preparatório para o ensino médio é focado nas provas no IFPR, UTFPR e ainda para o Colégio da Polícia Militar do Paraná – CPM. O curso tem duração de 10 meses, com aulas no contra turno escolar, e funcionam como um cursinho pré-vestibular: aulas dinâmicas, professores que usam e abusam da criatividade em sala de aula, apostilas, revisões e simulados.

Segundo o professor Gabriel, do IFPR, um novo processo seletivo da instituição deve acontecer a partir de setembro. Para saber mais sobre a abertura de inscrições, o aluno deve acessar o site www.ifpr.edu.br e acompanhar as notícias e editais divulgados.

 

Serviço: Instituto Federal do Paraná – IFPR | Av. Victor Ferreira do Amaral, 306, 3º andar – Tarumã | (41) 3595-7600 | www.ifpr.edu.br

Approvi Cursos Preparatórios | Rua Maranhão, 1094 – Água Verde | (41) 3018-0003 | www.approvi.com.br

 

Por Fran Lima | Foto: Louise Possobon