Marketing Digital: aliado no combate à crise causada pelo Coronavírus

Tomar decisões rápidas e assertivas é uma das melhores maneiras de lidar com crises, como a provocada pelo Coronavírus (COVID-19).

O setor empresarial, que já começa a sentir os impactos da pandemia, tem no Marketing Digital um forte aliado para atravessar essa crise. Traçando estratégias de comunicação é possível reduzir substancialmente os efeitos da crise no longo prazo.

Nesse momento, a tecnologia nos auxilia com a possibilidade de estarmos mais próximos mesmo à distância. Quer descobrir como enfrentar a crise provocada pelo Coronavírus? Acompanhe este artigo e confira dicas fundamentais para fortalecer a sua marca mesmo durante a crise!

Como as empresas podem reduzir os prejuízos provocados pelo Coronavírus?

O período tem assustado muita gente, principalmente donos de pequenos e médios empreendimentos. Porém, a verdade é que todo período difícil passa e estar preparado para isso é que fará toda a diferença na hora de superar a crise.

Ainda que seja um momento delicado, não é necessário desespero, e, sim, ajustes. Focar no longo prazo e reorganizar estratégias são alguns dos passos iniciais que podem ser dados para passar por esse momento.

Da mesma forma, investir em estratégias de Marketing Digital e nas redes sociais são maneiras importantes de fortalecer a marca, como você verá ainda neste artigo.

Mas, antes disso, que tal entendermos alguns pontos que podem ajudar você a passar por esse período de forma eficiente? Confira!

Pense a longo prazo

Em momentos como esse, é normal se desesperar vendo o número de turistas caírem drasticamente e o comércio local ser fechado. No entanto, a redução de negócios e queda no número clientes durante esse período é inevitável, e não adianta lutar contra isso agora — isso pode ser, inclusive, pior para a imagem da sua empresa.

O ideal é criar estratégias pensando no longo prazo, e não apenas no período daqui a 10 dias ou 1 mês. Pense em maneiras de construir uma imagem que garanta que a sua empresa volte com tudo após o período de crise.

Uma maneira é focar em estratégias de vendas de datas comemorativas para meses mais distantes, como aquelas localizadas nos últimos meses do ano. Da mesma forma, também trace estratégias financeiras para lidar com os próximos meses, buscando maneiras de reduzir custos.

Trabalhe o relacionamento com clientes atuais

Os próximos meses serão difíceis para todos, mas a forma como você tratará seus clientes fiéis é que fará toda a diferença no futuro. Criar campanhas de e-mail marketing para esses clientes, por exemplo, pode ser uma maneira de resgatar o movimento no período após a crise.

Um exemplo de campanha estratégica efetiva é optar por oferecer férias coletivas para funcionários e por fechar momentaneamente as operações do estabelecimento. Ao mesmo tempo, enviaram e-mails para antigos clientes, como esse:

“Fiquem em casa, sonhem com as férias que estão por vir e não deixe de fazer sua reserva antecipada… muitos outros estarão planejando o mesmo”.

Essa é uma maneira de reduzir custos operacionais durante esse período de crise ao mesmo tempo que trabalha um relacionamento efetivo com clientes.

Foque no futuro

Crie campanhas nas mídias sociais que foquem no futuro, essa crise vai passar e quando passar você precisa estar preparados para atender à grande demanda que virá. Um exemplo de campanha estratégica é gerar conteúdo com a filosofia do futuro. Não cancele, adie, não desista, planeje, veja o que está te esperando, imagine você daqui um tempo curtindo essa piscina ou essa praia. Produzindo conteúdo que desperte a curiosidade e interesse do seu público-alvo em conhecer e visitar o seu hotel.

Aproveite para reorganizar a gestão

Esse período de crise também pode ser uma oportunidade para reavaliar a gestão da sua empresa. É possível, por exemplo, aproveitar o momento para fazer pequenos reparos no seu espaço que não podiam ser realizadas antes.

Tudo tomando as devidas precauções, para evitar contágio entre os funcionários que estiverem envolvidos no trabalho.

Atualize-se! Aproveite também para estudar e atualizar seus conhecimentos durante a quarentena. Perceba que esse poderá ser um grande diferencial, não apenas seu como também da sua empresa. Várias ações comunitárias estão circulando pela web colocando cursos gratuitos ou até mesmo eventos online.

Fonte: https://www.selfhotel.com.br/