A prática de spam, que consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas, é altamente prejudicial à credibilidade de empresas.

Quem nunca recebeu um email com ofertas de remédios para emagrecer 30kg em um mês, ficar rico do dia para a noite, ter cabelos de volta, dentre outras promessas milagrosas?

Praticado por pessoas mal intencionadas ou mesmo por empresas que erroneamente veem nele um jeito fácil e barato de anunciar produtos e serviços, o spam é altamente prejudicial para a reputação de marcas.

Em uma estratégia de Marketing Digital, fazer spam também é o caminho mais curto para chegar às temidas blacklists.

Por isso, neste post falamos sobre a origem dessa prática tão famigerada e trazemos algumas dicas para que você mantenha sua estratégia longe dela.

O que é spam?

O envio de mensagens não solicitadas na internet ganhou o nome de spam por causa de uma esquete do grupo britânico de humor Monty Python.

No programa, dois clientes vão a um café e percebem que os enlatados da marca norte-americana Spam fazem parte de todos os itens do cardápio — mesmo que o freguês não queira.

A prática de spam consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas, em geral com o objetivo de fazer propaganda de produtos e serviços, mas também para aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos (ou malware).

Uma das principais características do spam é o envio de propaganda em massa. Isso porque, uma vez que os destinatários são aleatórios, é necessário atingir o maior número possível de pessoas para gerar interesse em uma pequena parcela, compensando o esforço do spammer. As mensagens também são encaminhadas em um curto espaço de tempo e a baixo custo.

É difícil citar algum benefício da prática de spam, mas, quando se trata de desvantagens, a lista é imensa.

Para empresas, além do desgaste da credibilidade, enviar spam é uma forma de gerar gastos desnecessários, pois desperdiça-se envios de email e de outras mensagens que poderiam ser encaminhadas às pessoas realmente interessadas.

Já para o receptor a inconveniência é o dano principal, pois o spam o faz perder tempo abrindo e excluindo mensagens desnecessárias.

Embora a via clássica para a prática de spam seja o email, ele pode chegar por diversos outros canais que enviam mensagens em massa. Saiba mais sobre o spam em cada um deles:

Spam em Email Marketing

A linha que define spam e Email Marketing é, muitas vezes, tênue.

Ambos spam e Email Marketing são disparados com fins comerciais. No entanto, uma mesma mensagem pode ser considerada spam por uma pessoa e amigável por outra, caso a primeira não tenha optado pelo recebimento. Essa autorização é chamada de opt-in.

Se um destinatário não opta por receber os emails da sua empresa e mesmo assim os recebe, pode marcar o email como spam. Uma reclamação dessas possui um peso grande na reputação e, quanto mais reclamações, pior será a entrega.

Alguns servidores de email, cansados de tantos spams, resolveram rastrear o IP do servidor de quem enviava as mensagens e os colocaram em uma espécie de lista negra.

Sempre que um email vem desse servidor, é imediatamente considerado spam. A prática funcionou bem e essa lista foi compartilhada com outros servidores.

Os principais provedores hoje usam essa lista, e uma vez que você entrou nela, é muito difícil sair. Nossa sugestão para vencer essa barreira é enviar Email Marketing somente se tiver permissão.

A única forma de sair de uma blacklist é provar que você tinha o opt-in para enviar a mensagem. Para não entrar nela, siga sempre as boas práticas de Email Marketing.

Spamdexing

spamdexing envolve algumas das várias técnicas de black hat SEO, que são tentativas de manipular os mecanismos de busca para indexar conteúdos e conseguir um ranqueamento melhor no Google.

Essas práticas são prejudiciais ao seu site, no entanto. Sabemos que desde os anos 2000 o Google atualiza seu algoritmo com frequência para identificar técnicas de manipulação de resultados, punindo os sites que as utilizam (chegando a remover esses sites do buscador, em casos mais extremos) e priorizando aqueles que oferecem conteúdo de qualidade e focado no usuário.

Spam em blogs

Você já viu comentários totalmente irrelevantes em blogs e fóruns, somente com o objetivo de incluir um link? Essa é mais uma tentativa de se obter autoridade e tráfego de forma mais fácil.

A prática, que já foi muito comum para tentar melhorar o ranqueamento da página, caiu em desuso com a inclusão da tag nofollow nesses espaços. A etiqueta identifica para os robôs dos buscadores que todos os links inseridos no local não devem receber nenhuma autoridade.

Hoje a única vantagem que ainda existe ao incluir um link em comentários e fóruns é a geração de tráfego e, em alguns casos, a possibilidade de geração de Leads.

Nesse caso, se o link for relevante para a discussão no fórum ou para os comentários do conteúdo, incluir um link nesses locais pode trazer resultados positivos.

Spam em aplicativos de mensagem e SMS

As formas de comunicação evoluíram, e o spam também. Assim, aplicativos como WhatsApp, Telegram e Skype têm sido alvos de spammers.

Quem recebe esse tipo de mensagem pode bloquear e reportar as contas que enviaram o spam ou mudar as configurações de privacidade para receber mensagens somente dos próprios contatos.

Por consequência, com a popularidade de aplicativos de mensagem como os mencionados acima, o velho SMS acabou subutilizado, servindo mais para o envio de spam do que para seu fim original. Já existem até aplicativos dedicados a bloquear esse tipo de spam — um exemplo é o Call Blocker.

Spam em redes sociais

Nas redes sociais, conteúdos indesejados podem se manifestar de diversas formas, como em grupos, caixas de comentário, mensagens pessoais, links maliciosos, perfis falsos, dentre outros.

Em grupos ou comunidades, o spammer pode se aproveitar do interesse em comum das pessoas para fazer propagandas relacionadas. Já nos comentários de fanpages ou publicações movimentadas, pode postar links de divulgação aleatoriamente.

 

 

Fonte: resultadosdigitais.com.br