Saiba quais são as principais doenças que atingem animais de estimação no inverno

Com a chega das estações mais frias do ano, não é só as pessoas que precisam se proteger melhor. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais para aguentar as baixas temperaturas da região Sul. Segundo a médica veterinária Dra. Ana Paula de Castro, da Clínica Animal Clinic, os animais desenvolvem doenças típicas de inverno, assim como humanos.  “Os cães apresentam sinais clínicos como os humanos: tem tosse, espirros, coriza, falta de apetite e febre, iguais os sintomas da gripe em nós”, explica.

A gripe em cães é conhecida como traqueobronquite e pode se desenvolver em qualquer época do ano. Mas nos dias frios, a incidência da doença é mais forte. A doença é transmitida por vírus, bactérias ou fungos e pode passar para outros cães que tiverem contato direto com o animalzinho doente. “Nestes casos, é necessário o acompanhamento de um médico veterinário, para aplicar a medicação indicada, repouso e alimentação correta para o animal”, afirma Dra. Ana Paula. Fora as doenças respiratórias, no inverno, os animais mais velhos que apresentam problemas como artrose, hérnia de disco e problemas na coluna, podem ficar ainda mais sensíveis a dor, por conta das baixas temperaturas.

De acordo com a médica veterinária, nesse período frio, o ideal é evitar choques de temperatura no cão. Em dias de chuva, evite deixar o animal em locais onde possam se molhar e baixar ainda mais a temperatura.

Há ainda a opção de vacinar seu pet contra a traqueobronquite, caso ele frequente ambientes em que outros animais possam estar contaminados com a doença. Dra. Ana reforça que, mesmo com a queda na temperatura, é importante manter seu pet em atividade. “Procure levar o cão para passear nos horários mais quentes do dia, entre as 11h e 15h”, ressalta a médica, que afirma que as mesmas indicações para os cães também valem para os gatos.

 

Serviço: Animal Clinic – Clínica e Hospital Veterinário 24 horas e Pet Shop | Avenida Paraná, 4381 – Santa Cândida | Telefone:(41) 3257-5409 | www.animalclinic.com.br

Por Franciele Lima, jornalista da Vulgata | Foto: Divulgação.