O publipost ou post patrocinado é um termo utilizado quando uma marca paga alguém com forte influência digital (celebridades, blogueiros, instagramers) para divulgar os produtos de sua empresa em nas redes sociais. E os valores são maiores do que você imagina.

Há diversas maneiras de produzir um publipost. A mais comum entre os influenciadores (aliás, você já ouviu falar deles? inserir link) é uma publicação discreta sobre aquele produto ou marca, seja por alguma foto, vídeo ou texto. Como é o caso do post no Instagram da youtuber Nah Cardoso, que discretamente está divulgando a marca Equilibri.

Quando custa um publipost?

O valor pago para um influenciador fazer um post sobre a sua marca varia de acordo com a quantidade de seguidores, número de “views” e número de visualizações no caso do “youtube” que eles possuem. Um blog com mais de 1 milhão de pageviews, aproximadamente, e com mais de 500 mil seguidores nas redes pode chegar facilmente aos R$2.500,00 – R$5.000,00 por post. O que mais importa, no final, é saber escolher de forma inteligente quem será o parceiro que irá representar sua marca. Falamos um pouquinho mais sobre isso aqui: inserir link

Instagram passou a sinalizar as postagens pagas

Você provavelmente já deve ter percebido as hashtags “#ad”, “#promo” e/ou “#publi” no final da legenda de alguma foto postada por algum digital influencer nas redes sociais. Por meio dessa sinalização, as pessoas contam que aquela postagem é paga, ou seja, que estão recebendo dinheiro ou ganhando algum produto em troca de propaganda. O Instagram, no entanto, para evitar polêmicas, resolveu implementar uma atualização que vai indicar de forma mais clara quando rolar um #publipost. A publicação que estiver sendo paga trará uma sinalização de “paid partnership with”.

É válido lembrar, contudo, que a publicidade sem alerta é proibida por lei e a prática pode levar em multa à empresa que pagou pelo post. O Conar, Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, chegou a abrir um processo para investigar o blog da influenciadora Gabriela Pugliesi, conhecida pelo seu lifestyles saudável e fitness,  após consumidores denunciarem que a página estaria promovendo conteúdo publicitário  sem explicitar a parceria.

Fonte: https://handgran.com