Outline: como criar uma estrutura de post matadora

Saiba como criar uma estrutura de post, com a Agência Vulgata

1 – Escolha do tema

Em um primeiro momento pense de forma mais abrangente.  Você pode obter ideias para o seu tema através do Brainstorming e depois organizá-las. Ainda é possível  ir além. Para você se aprofundar mais no assunto selecionamos o post Como chegar a temas perfeitos para o seu conteúdo, nele citamos 6 fontes para criar um tema com exclusividade.

Reúna todas as ideias e depois siga em áreas específicas, isso vai ajudar, e muito, a delimitar o tema para o seu post. Mire sempre uma palavra-chave específica para cada postagem dentro do seu tema. Isso faz com que sua página tenha mais relevância no Google e que a sua leitura fique mais objetiva pra quem visita o seu blog.

No caso, para usarmos como exemplo, escolhemos o “Introdução ao Google AdWords” e vamos desenvolver ele pelo resto do post.

2 – Escolha um autor

Você entende de todas as áreas do seu negócio com profundidade? A resposta provavelmente será não. É nessa hora que o especialista da sua empresa sobre o tema entra em ação. Ele pode não ser um redator nato, mas seu conhecimento pode ajudar no tema e ampliar para vários outros do mesmo nicho.

Nós aqui na Resultados Digitais usamos a força que temos nas diferentes áreas da empresa para contar com diversos autores, cada um com um expertise diferente. Isso faz com que nossas postagens sejam mais ricas e com um conteúdo diferenciado. E na sua empresa, quem pode ajudar você?

O ideal é sempre determinar, à partir do tema, quem tenha mais conhecimento e experiência prática para contribuir. Em tempos de concorrência grande na produção de conteúdo, o know how adquirido e a capacidade de conseguir dar o caminho das pedras no texto, e já prever os obstáculos que seu potencial cliente vai enfrentar, pode ser um grande diferencial.

3 – Criando um bom Briefing

Boa parte das falhas na hora de escrever o post na verdade é fruto de uma diferença de expectativa entre o que a empresa esperava e o que o autor seguiu. A falta de informação e clareza no planejamento tende a ter esse efeito colateral.

O Briefing é o documento inicial que vai delimitar e orientar o caminho que o autor vai seguir com o tema. Não possuir um briefing é como estar sem um mapa tendo um tempo curto para seguir em uma cidade cheia de ruas e informações. Um bom briefing funciona como um GPS sinalizando o caminho mais curto para escrever o post.

Abaixo indicamos algumas coisas que achamos que o briefing deve conter:

Problema x oportunidades

Defina de forma muito clara qual o principal problema ou oportunidade que você busca apresentar com seu post e por que ele é relevante para o potencial cliente.

Pense em que impacto você quer causar e o que a pessoa que não leu não sabia e vai passar a saber ao consumir esse conteúdo.

Perceba que a ideia aqui é desdobrar o tema do post em algo mais direcionado.

Definição de personas

Lembre-se que para cada tipo de produto ou serviço sua empresa pode ter uma persona diferente. Dificilmente uma empresa tem apenas um tipo de público-alvo.

Inclua no briefing quem é a persona daquele post, ou seja, para quem o autor está escrevendo. Isso deve ser refletido nos exemplos utilizados no texto, no tom da linguagem e no contexto em que o problema/oportunidade é apresentado.

Estilo de texto

Nós da Resultados Digitais usamos uma linguagem leve e acessível. Não buscamos usar um “tecniquês” de forma exagerada. É claro que em muitos casos os termos são necessários, mas, quanto mais claro, mais fácil o entendimento, mais fluente é a nossa conversa.

Você precisa também definir o tom da sua mensagem, bem como algumas convenções. Indicar um manual de redação no briefing pode ajudar o autor a ficar mais tranquilo e confiante que vai entregar algo dentro do esperado.

Definidos os parâmetros do Briefing vamos ao planejamento e estrutura de um post.

4 – Criando a estrutura do post

Ter uma estrutura planejada de um post nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar selecionamos 6 passos que pode ajudar, agilizar e dar mais qualidade para suas postagens.

Passo 1 – Definir um título

É o passo mais importante de todo este processo. Você precisa ter uma compreensão clara do que vai escrever antes de começar a definir o seu post.

Invista o seu tempo trabalhando em um título objetivo e de fácil compreensão para o seu blog. Mas não perca tempo tentando refinar o seu título agora. Isso pode ser feito depois, e será ainda mais fácil realizar isso uma vez que seu texto estará completo facilitando as suas ideias para o título final.

Ao finalizar seu texto escreva de 10 a 20 títulos, depois faça uma seleção (escolha os 5 melhores) do que você achou mais pertinente e leve para votação da sua equipe para escolher o melhor.

 

 

Fonte: resultadosdigitais.com.br