O Significado das cores: O Amarelo em Propaganda, Publicidade e Marketing

Amarelo é a cor da luz do sol. Está associada a alegria, felicidade, inteligência e energia.

O Amarelo produz um efeito de aquecimento, desperta alegria, estimula a atividade mental, e gera energia muscular. Amarelo é frequentemente associado com alimentos.

Brilhante, amarelo puro é um chamariz, que é a razão dos táxis serem pintados dessa cor em muitas cidades dos Estados Unidos. Quando usado em demasia, amarelo pode ter um efeito perturbador; sabe-se que os bebês choram mais em quartos amarelos.

O Amarelo é visto antes de outras cores quando colocado contra fundos pretos; esta combinação é muitas vezes usado para emitir um aviso. Na heráldica, amarelo indica honra e lealdade. Mais tarde, o significado de amarelo foi ligado com covardia.

Muito amarelo pode causar ansiedade, nervosismo, apreensão, agitação e confronto particularmente em pessoas que já estão estressados​​. Pode motivar as pessoas a se tornar excessivamente críticas.

O amarelo é uma cor quente e feliz que cria uma sensação de alegria e diversão. Psicologicamente, é otimista, edificante e esclarecedor, iluminando o espírito das pessoas.

Fisiologicamente, o amarelo estimula a mente e atividade mental. Ele aumenta os processos de análise e nosso raciocínio lógico, ajudando na tomada de decisões.

Use amarelo para evocar sentimentos agradáveis, alegres. Você pode escolher amarelo para promover produtos e itens relacionados ao lazer das crianças. Amarelo é muito eficaz para atrair a atenção, para usá-lo para destacar os elementos mais importantes de seu projeto.

Amarelo estimula o lado lógico do cérebro e clareza mental. Ele promove a sabedoria e competência acadêmica. Inspira o pensamento original e idéias criativas. A cor amarela adora um desafio, particularmente um desafio mental.

Esta cor relaciona-se com o conhecimento adquirido. É a cor que ressoa com o lado esquerdo ou a lógica do cérebro estimulando nossas faculdades mentais e criando agilidade mental e percepção.

Amarelo ajuda na tomada de decisão no que se refere à clareza de pensamento e de idéias, embora possa muitas vezes possa ser impulsivo. O Amarelo nos ajuda a concentrar, estudar e recordar a informação.

Amarelo está relacionado com o ego e nosso senso de auto-estima, a forma como pensamos sobre nós mesmos e como somos vistos pelos outros.

Os homens costumam perceber no amarelo, uma cor muito alegre ‘infantil’, por isso não é recomendado o uso de amarelo quando for promover produtos high end, vendas de prestígio, produtos caros para os homens – ninguém vai comprar um terno amarelo ou um apartamento pintado de amarelo.

O amarelo é a melhor cor para criar entusiasmo para a vida e pode despertar uma maior confiança e otimismo

O amarelo é uma cor instável e espontânea, por isso evite usar amarelo se você quiser sugerir estabilidade e segurança. Luz amarela tende a desaparecer em fundo branco, por isso geralmente precisa de uma cor escura para realçá-lo. Tons de amarelo são visualmente desagradáveis, porque eles perdem a alegria.

 

 

 

Fonte: www.portaldomarketing.net.br