O que é Design?

Por o que Design é algo importante?

Apesar de podermos encontrar indícios sobre design desde a pré-história e antiguidade, o Design efetivamente começou a ser entendido e aplicado de forma coerente a partir da revolução industrial.

Desde então, por mais que as vezes não consigamos “enxergar” o Design, ele está aí a nossa volta e em quase todas as coisas.

O Design está em praticamente em tudo que utilizamos e consumimos: está no celular, nos carros, no computador, na cadeira, na televisão, nas embalagens, nas imagens, e por aí. Ele está presente em soluções tangíveis ou intangíveis em nosso dia a dia.

E por mais que ainda existam pessoas e empresas com pensamentos retrógrados sobre o design, analisando, por exemplo, o design apenas pelo carácter estético e visual.

Seja para ajudar na comunicação ou para melhorar a experiência do cliente utilizando um determinado serviço ou produto, O design também está na estratégia de empresas e corporações, e seu entendimento e importância vem crescendo cada vez mais.

Com isso o profissional Designer se faz importante em diversos setores e etapas de uma organização empresarial, podendo passar desde a comunicação e marketing até elaboração e definição de estratégias voltadas para o cliente.

O que é Design?

Existem milhares de definições para o que é Design. Isso dependente muito do repertório de quem está definindo o Design. Mas algumas palavras que poderiam sintetizar o que significa design são: projeto, pessoas, utilidade, problemas e soluções.

Fazer Design é pensar em soluções simples para os problemas das pessoas, sendo útil, agradável e coerente com meio onde é utilizado/aplicado. E realizamos isso através de um projeto que leva em conta vários aspectos que vão desde o público-alvo até questões sócios-culturais.

Existe várias frases de Designers famosos sobre o que é Design como:

Design é função, não forma, de Steve Jobs. E também a uma outra Design é onde ciência e arte se encontram em equilíbrio, de Robin Mathew.

A importância do Design ultrapassa os limites do visual e da estética. Ele também tem a ver com inovação, estratégias de negócio,  identificação, informação, instrução, promoção, comunicação, entre outros.

Uma das definições que mais gosto é da Mônica Moura que diz:

Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar.
É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir. Criar, desenvolver, implantar um projeto – o design – significa pesquisar e trabalhar com referências culturais e estéticas, com o conceito da proposta. É lidar com a forma, com o feitio, com a configuração, a elaboração, o desenvolvimento e o acompanhamento do projeto.

– Mônica Moura

E um ponto importante que sempre surge quando estamos falando sobre Design, é a sua relação com a arte. Por isso a seguir vamos entender do que se trata cada coisa.

Design é a mesma coisa de arte?

Sempre quando se pergunta “o que é design”, alguém pode fazer associação a arte. O que não está inteiramente errado. Design tem relações intrínsecas com a arte e até mesmo uma peça de Design pode vir a ser considerada uma obra de arte. Mas Design tem uma função útil, algo que pessoas utilizarão e que resolve uma determinada questão. Arte também pode ser o objetivo de solucionar algo, mas isso não é necessariamente essencial na arte. Ela pode ser apenas expressão, provocação e estética.

Mas é fato, pelo menos no meu entendimento, que Arte e Design são sim coisas semelhantes e com aspectos em comuns, porém diferentes.

E para terminar vale lembrar que na área de Design de forma geral, é comum utilizarmos o termo”arte” quando nos referimos algum trabalho que devemos executar, como por exemplo:

“Estou fazendo uma arte” ou “Faça uma arte para mim, pois o marketing pediu para a próxima divulgação.”

Mesmo que se utilize o termo “arte”, isso não significa que estamos literalmente fazendo uma peça artística o que a peça que estamos criando será uma  arte.

Isso trata-se apenas de força de expressão e jargões do segmento. Por isso, não confunda as coisas caso escute alguém utilizando o termo “arte” para se referir a um trabalho que será de Design.

 

 

Fonte: www.chiefofdesign.com.br