A atenção das organizações por um determinado espaço de tempo focou na aparência estrutural e/ou predial, limpeza e layout, na busca para passar um visual atraente ao meio com o qual se relacionavam comercialmente.

Aos poucos esse conceito foi refeito e focado para o interior da empresa, agindo diretamente na imagem que passam a seus colaboradores. A busca da qualidade de vida no trabalho impulsionou esse novo entendimento por parte das empresas.

Essa mudança foi necessária, pois os clientes externos são afetados com a imagem negativa que as empresas passam com funcionários mal treinados e que atendem o telefone ou o cliente na empresa com indiferença, deixando uma má impressão da mesma, causando muitas vezes danos irreversíveis.

Isso não acontece por acaso. e sua causa pode ser mais complexa do que parece, por isso merece uma análise completa, pois a imagem que é passada para os clientes, não reflete o verdadeiro clima organizacional.

Para que isso não venha prejudicar as organizações, os lideres devem se atentar para a propaganda que a empresa faz de si mesma para os seus colaboradores, pois a imagem que o colaborador compra da empresa é a que ele vende para os clientes.

Atualmente, as organizações que não investirem na imagem para com os colaboradores estará perdendo na qualidade dos serviços prestada ao cliente externo.

Portando cabe aos lideres, analisar e pensar novas idéias, como a do marketing para os colaboradores internos, e trabalhar a ideia, que o funcionário é o grande colaborador da empresa, fazendo se sentir valorizado por seus esforços.

 

Por Rodrigo Angelotto, administrador de empresas.