Inverno aumenta em 20% troca de baterias de carro

Dica é atentar aos sinais que o veículo apresenta; revisões periódicas evitam sustos ao dar a partida no carro

Quem nunca se assustou ao tentar dar partida no carro e, simplesmente, o carro não ligar? A falha, geralmente, acontece na bateria. Com a chegada dos dias mais frios, situações assim acabam tornando-se rotineiras; afinal, é no inverno que as baterias dos carros apresentam sinais de problemas ou de fim de vida útil. A dica é manter um calendário de revisões, além de pequenos cuidados, para evitar ficar sem bateria.

De acordo com o gerente da Mega Concept Centro Automotivo, Marquesson Deola, o inverno registra um aumento de 20% na reposição das baterias, em comparação com as demais estações do ano. “Essas falhas na bateria tem origem ainda no verão, quando há o desgaste gerado pelas altas temperaturas. O clima frio apenas agrava o estado, por conta do aumento da densidade dos componentes líquidos”, afirma o gerente.

Segundo os especialistas da Mega Concept, algumas medidas podem ajudar o motorista a contornar esses problemas com a bateria. Uma das dicas é fazer, periodicamente, um teste funcional para identificar a vida útil da bateria e avaliar se o alternador está realizando a recarga corretamente. “Este teste é rápido e pode ser feito por um profissional especializado, pois problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas dos veículos em trânsito; por isso a necessidade de fazer revisões periódicas”, revela Marquesson.

Antes de dar a partida no veículo, certifique-se de que todos os equipamentos elétricos estejam desligados, como o rádio e o ar condicionado. Após dar a partida, permaneça pelo menos 15 minutos com o veículo ligado. “Este tempo, em média, é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida”, explica o gerente da Mega Concept.

Vale ressaltar que é necessário ficar atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento.  Constatando o fim da vida útil da bateria, se faz necessária a troca da bateria. Para a troca, a dica da Mega Concept é, antes de tudo, verificar um modelo que seja adaptável ao tamanho e as necessidades de uso do seu automóvel. Estas informações normalmente estão detalhadas no manual de usuário da marca. Verifique também a data de validade da bateria: geralmente, a inscrição da data aparece na parte superior da peça, com o mês de fabricação na tampa. “Sempre verifique a procedência da bateria, por meio de um selo de autenticidade do INMETRO”, ressalta Marquesson.

Serviço:

Mega Concept Centro Automotivo

Rua General Mário Tourinho, 1003 – Seminário

(41) 3155-1003

www.megaconcept.com.br

Facebook: megaconceptcentroautomotivo

Instagram: @megaconcept_centroautomotivo

Fotos: Divulgação.