Guarda Municipal de Curitiba abre concurso para 400 vagas

Nesta sexta-feira (17), a Guarda Municipal de Curitiba divulgou o edital para o concurso público, abrindo mais 400 vagas para a instituição, nível médio. O concurso será realizado no dia 21 de junho e as inscrições já estão abertas. Com a abertura de novas vagas, o número de guardas nas ruas passar de 1.452 para 1.852, garantindo mais segurança para a cidade.

Vendo que o edital está aberto, muitas pessoas se interessam pela oportunidade, sem conhecer completamente quais são as atividades de um guarda municipal. Segundo o Inspetor José Carlos Felipos Costa, que coordena o Centro de Operações da Guarda Municipal de Curitiba, a remuneração é sempre o que mais atrai os candidatos de nível médio. “Hoje, de acordo com a nova lei, o salário inicial para nível médio é de R$ 1.575,20, mais a gratificação de 50% pelas atividades específicas em função do cargo”, explica Felipos. A carga de trabalho é de 40 horas semanais. Os servidores trabalham sob um regime de escala e é feito pagamento de hora extra. Além disso, os guardas têm direito a plano de saúde, isenção de passagem em transporte coletivo e ajuda na alimentação quando estiverem trabalhando em regime de escala.

Mas, além da remuneração atraente, as possibilidades de plano de carreira, desconhecidos por muitas pessoas, são um grande diferencial na hora de decidir tentar uma vaga. “O crescimento por níveis será por tempo de serviço, valorizando a carreira do servidor. Para os guardas municipais, o salário pode chegar a R$6.289,00, isso sem contar as progressões na carreira, passando por supervisor e, posteriormente, a inspetor. Constitucionalmente, a lei ainda prevê auxílio-transporte, gratificações e adicionais. O crescimento para os cargos é independente do nível, obedecendo a ordem hierárquica e de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas” conta o inspetor, que ressalta como um dos grandes pontos positivos da carreira a estabilidade, além de prestar um grande serviço à cidade e a população. “Ser um guarda municipal é uma boa opção, consegue seguir carreira estável, ajudando a comunidade e assegurando reforço no policiamento”, analisa.

Para este concurso, a expectativa é que a disputa por uma vaga seja bem acirrada. Em 2003, quando houve o último concurso realizado para a instituição, mais de cinco mil candidatos fizeram a prova, para preencher as 400 vagas disponíveis. Para 2015, a relação candidato vaga deve ser ainda maior, segundo Gabriela Schellenberg Pedro Bom Kaled, coordenadora do Approvi Cursos Preparatórios, que já percebeu um aumento considerável na procura do curso preparatório para a prova. “Há vários meses, recebemos contato de pessoas interessadas na preparação para o concurso da Guarda Municipal, mesmo antes da abertura do edital. Agora, após a sua publicação, a procura tende a aumentar consideravelmente”, explica Gabriela. Para ela, a grande procura pelo preparatório é sinal de que, neste ano, a disputa será acirrada. “A carreira na Guarda Municipal atrai muitos interessados, seja pela remuneração, seja pela estabilidade que o serviço público proporciona, ou até mesmo pelo desejo de defender o patrimônio público municipal e servir à população”, declara.

Neste ano, a prova contará com 15 questões de legislações, 10 questões sobre fatos sociais, econômicos e políticos de 2014 e 2015, cinco questões de Língua Portuguesa, cinco questões de Matemática e cinco questões História e Geografia de Curitiba.

Para se candidatar, é necessário ter o nível médio completo, idade superior a 18 anos e até 69 anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estar em dia com as obrigações militares e a Justiça Eleitoral. Tanto homens quanto mulheres, podem participar do processo seletivo.

 

Salvaguardando a vida, nosso maior patrimônio: a história da Guarda Municipal de Curitiba

A Guarda Municipal de Curitiba foi fundada em 1988, quando os primeiros guardas se formaram, com o objetivo de prestar atendimento às praças, parques, bosques, creches, escolas, centros de saúde, ciclovias, terminais de transportes e demais equipamentos do município, representando nova proposta em termos de proteção do patrimônio público e defesa aos cidadãos. Em 1991, a Guarda Municipal passa a ser responsável pela segurança, orientação e acompanhamento dos alunos da rede municipal de ensino.

Só em 2003 que a entidade passou a contar com a estrutura organizacional, níveis hierárquicos, orgânicos e funcionais da Secretaria Municipal da Defesa Social, a qual a Guarda Municipal pertence. Em 2007, foram criadas a Ouvidoria e Corregedoria, ligados à Guarda, oferecendo porte de arma de fogo para as Guardas Municipais dos municípios que tenham criado corregedoria própria e autônoma, como em Curitiba.

Hoje, os Guardas Municipais atuam nas escolas municipais, creches, postos de saúde, praças, bosques, parques, armazéns da família, no transporte coletivo, ações integradas, Defesa Civil e demais equipamentos da Prefeitura Municipal de Curitiba, visando a proteção da população, dos bens, serviços e instalações, através do trabalho preventivo.

De acordo com o Inspetor Felipos, além de cuidar dos patrimônios públicos e da rede de ensino, a Guarda contribui e muito na área social em muitos bairros da cidade. “A guarda municipal é uma instituição relativamente nova, se comparada a outros órgãos. Além de realizar a segurança pública e ser responsável por cuidar do patrimônio da cidade, nós auxiliamos, inclusive, projetos sociais nos bairros. Isso faz com o que o servidor tenha um leque maior de atuação e a garantia de crescimento na carreira”, conta o coordenador do Centro de Operações da Guarda. Ainda segundo Felipos, o Governo do Paraná tem investido na Guarda Municipal em todo o estado. “Hoje temos mais equipamentos de trabalho, câmeras de segurança e patrulhamento”, declara.

 

Serviço: Concurso para a Guarda Municipal | Vagas: 400 | Informações: http://www.nc.ufpr.br

Requisitos: nível médio completo, idade superior a 18 anos e até 69 anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estar em dia com as obrigações militares e a Justiça Eleitoral. Vagas para ambos os sexos.

Approvi Cursos Preparatórios | Rua Maranhão, 1094 – Água Verde | (41) 3018-0003 | www.approvi.com.br

Por Franciele Lima, jornalista da Vulgata | Foto: Divulgação.