Uma forma simples e tradicional de explicar sua marca e os detalhes de sua empresa ou do produto que ela representa é por meio de um folder de apresentação.

Folders de apresentação são peças publicitárias impressas que contém uma ou mais dobras. Geralmente, são utilizados para apresentar a um cliente informações resumidas e objetivas acerca de algum elemento de um produto, serviço ou empresa.

Na verdade, um folder bem feito, com conteúdo adequado, produzido com o papel correto, boas fotos e com um acabamento elegante e bonito pode causar uma excelente impressão aos seus clientes. Além disso, um folder de apresentação é o que se chama de material residual, uma peça de divulgação que fica em poder do cliente, permitindo não só que ele se lembre de sua empresa ao vê-lo, como também tire dúvidas, esclareça detalhes e tenha acesso fácil aos contatos de sua empresa.

Folders de apresentação: dicas

Estrutura do folder: O importante é saber usar as dobras e a divisão das páginas para formatar um conteúdo coeso e bem estruturado. Normalmente se usa a capa para colocar uma chamada que defina o posicionamento da empresa. Ao abrir, na primeira página, a esquerda, detalha-se mais os serviços e produtos em geral, podendo-se usar bullets, reservando-se a página seguinte para enfatizar algum produto ou serviço especial e a página final (última capa) para contatos. Se o folder de apresentação tiver mais páginas internas, pode-se usar cada uma delas para detalhar diversos outros produtos, serviços ou diferenciais da empresa.

Tipos de folder: Basicamente folder é uma apresentação em papel bem rígido com ao menos uma dobra. Os tipos variam em tamanho, do A 4 dobrado (pequeno), passando pelo A3 dobrado (mais comum), até um A2 dobrado, que fica bem grande e elegante. Além de uma dobra central, seu folder pode ter mais uma aba pequena lateral, 3 dobras do mesmo tamanho, tipo sanfona (com muitas dobras) e, além disso, incluir várias páginas internas, como um livreto.

Cuidados: Recomendamos 5 cuidados principais: atente e detalhe corretamente o que vai divulgar, identifique corretamente seu público alvo, siga a identidade visual de sua marca, treine as pessoas que vão usar o folder e tome cuidado na hora de definir custos, procurando bons fornecedores.

Folder online: Hoje existem sites especializados em fazer materiais de comunicação com ajuda de designers cadastrados, tudo online. Dentre as diversas providências necessárias, algumas das mais importantes são ter claros os seus objetivos, já ter uma ideia do conteúdo que quer apresentar e passar um bom briefing, com detalhes de sua empresa, prazos, posicionamento  e outras informações para que o designer possa trabalhar corretamente.

Conteúdo:

  • Seja objetivo
  • Organize claramente as informações
  • Capriche no título
  • Faça uma lista de benefícios
  • Mostre o que você faz melhor que os concorrentes
  • Revise seu folder antes de imprimir!
  • Mostre urgência!
  • Destaque promoções e descontos
  • Fale a linguagem de seu público
  • Pense como o cliente para entender o que ele precisa

Fonte:blog.wedologos.com.br