Confira essas dicas com a Agência Vulgata

1. Escreva um assunto interessante

De nada adianta um email com um pitch matador de vendas se ele não for aberto, não é mesmo? Apesar de ser fundamental, o assunto ainda é uma parte menosprezada por muitos sales reps.

Ele é um convite, como se fosse a capa de um livro ou o pôster de um filme no cinema, que vende o conteúdo e leva à abertura. O assunto será visto com certeza pelo destinatário, mesmo que não clique para abrir.

Então, é muito importante ser objetivo e gerar curiosidade. Você pode, por exemplo, escrever “A Maria Silva sugeriu esse contato” ou “Sugestões sobre seu novo site”. E lembre-se: nunca minta ou prometa algo que não vai entregar.

2. Vá direto ao ponto no email

Quem recebe um alto volume de conteúdo, diariamente, filtra ao máximo tudo que pode fazer perder tempo. Assim, é muito importante ir direto ao ponto, sem ficar enfeitando demais o email de apresentação comercial.

Vale explorar o motivo do contato logo na primeira linha e evitar gastar esse espaço com apresentações ou contextualizações que não irão interferir no objetivo final. Olha essa abertura: “Oi, Maria, tudo bem? Sou consultor na RD e o João sugeriu que eu entrasse em contato com você para que a gente pudesse ter uma conversa rápida sobre seu novo site.”

3. Trabalhe com apenas uma mensagem

A internet é um canal rápido e com infinitas possibilidades de distração, fazendo com que você possa facilmente perder a atenção do destinatário. Por isso, é importante manter o foco do seu email.

Se você está escrevendo para sugerir uma reunião para falar sobre o novo site, esse email não deve ser utilizado para comentar sobre a estratégia de anúncios, redes sociais ou do seu restaurante predileto no Rio de Janeiro.

Parou para pensar em um chope gelado em Ipanema, né? Então volta aqui!

4. Gere valor

O seu Lead precisa perceber que o seu contato é importante, e que o principal objetivo dessa conexão é oferecer um benefício concreto para um possível problema. Explore suas ferramentas para conseguir informações que tenham a ver com o seu serviço.

Veja, no texto a seguir, como usar isso ao seu favor:

“Vi que vocês lançaram o novo blog, ficou visualmente muito atrativo. Seria interessante acrescentar os botões de compartilhamento para que o conteúdo se propague pela internet com mais facilidade. Isso ajuda na autoridade da página e faz com que vocês tenham mais relevância.”

5.  Ofereça um benefício claro

Lembre-se: é um email de apresentação comercial, ou seja, a venda vai ser fechada depois. Para que a conversa possa seguir em outro meio de comunicação, é importante que a pessoa perceba o que pode ganhar com você.

Portanto mostre como você pode ajudar na solução: “Tenho outras dicas interessantes que podem fazer o blog ganhar audiência mais rapidamente.”

6. Tenha um Call-to-Action eficiente

O conteúdo é muito importante, mas, como dissemos no item anterior, o objetivo do primeiro email é levar esse contato para outro meio. É lá que você vai poder extrair mais informações que serão úteis na hora de fazer a venda.

Deixe claro qual deve ser o próximo passo a ser tomado: “Se quiser conversar um pouco mais sobre isso, você pode me ligar” ou “Pensei em te ligar amanhã às 15h para uma conversa de 10 minutos sobre o tema. Esse horário é o melhor para você?”

7. Seja gentil na hora da despedida

Lembre-se de que você não está conversando com uma máquina. É importante aproveitar esse momento para se despedir de forma mais pessoal e até reforçar o contato.

Evite utilizar apenas o famoso “att”, que não quer dizer nada. Vá um pouco além, com algo como “Aguardo uma resposta sua. Abraços.”

8. Tenha uma assinatura de email profissional completa

Já pensou se você consegue que a pessoa abra o email, leia o texto, se interesse pela sua proposta e, ao procurar seus contatos, não encontra nada? Coloque ao menos seu nome, telefone, cargo e empresa em que trabalha.

 

 

Fonte: resultadosdigitais.com.br