Dicas de networking

“Adote o Networking como postura de vida e pratique-o todos os dias, mesmo quando achar que não está precisando dele”.

Não espere que os outros tomem a iniciativa, seja pro – ativo, faça contatos regularmente. Entrar em contato somente quando precisa da outra pessoa é extremamente negativo. Conheça seus pontos fortes e/ou da empresa que você representa, procure o momento adequado para evidenciá-los, mas, tome cuidado para não parecer arrogante.

Preste atenção ao que as pessoas contam. Todos gostam de se sentir importantes. Evite falar excessivamente de si mesmo, pode parecer prepotência. Sempre responda e-mails e mensagens. As redes sociais podem ser usadas como ferramentas de networking, para isso é preciso apenas bom senso e um pouco de elegância.

Evite comentários negativos sobre colegas de trabalho, ex-colegas, empregadores, ex-empregadores e concorrentes, isso pode causar uma impressão ruim. Quando pedir ajuda a alguém faça com objetividade e clareza. Assim facilita para que a outra pessoa te ajude.

Não encare como algo pessoal quando alguém não te ajudar, mantenha-se educado assim mesmo. Lembre-se não é uma obrigação do outro te ajudar. Agendar e organizar contatos são fundamentais para se fazer um networking eficaz..

Por Beth Dias, psicóloga e educadora. 

Foto: Divulgação.