Montar um bom plano de marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para a ascensão de um negócio.

O ambiente digital tem se tornado cada vez mais, uma espécie de casa para as pequenas e médias empresas.

Por conta disso, não basta somente aplicar técnicas de marketing na criação de sites e blogs, mas sim, realizar de fato um planejamento estratégico para gerar o resultado esperado para a empresa. Para lhe ajudar nessa tarefa, que parece um pouco complexa, separamos cinco dicas de como montar um plano de marketing digital:

Defina seus objetivos de marketing

A definição dos objetivos e metas que você deseja alcançar com o negócio é essencial para o início de um bom plano. Ter esse tipo de resposta ajuda na hora de planejar e direcionar as ações de marketing na prática.

A definição das metas irão direcionar posteriormente, na formulação dos chamados KPIs e métricas que podem ser aplicados no monitoramento de seu site ou blog. As métricas irão atuar como um indicador que demonstra algum tipo de comportamento específico do usuário. Dessa forma, é possível analisar o quanto de visitação o site teve e a taxa de rejeição, por exemplo. Já o KPI, é um indicador criado a partir dos resultados obtidos pelas métricas definidas, que analisa o atingimento de uma determinada meta traçada pela empresa para o visitante do site.

Analise o cenário e público-alvo

Aliado a essas definições primárias, é importante determinar qual será o público-alvo que você quer atingir. Atualmente até existem algumas ferramentas na internet que ajudam a definir, por meio dos acessos, qual é o público-alvo do seu site. Através dessa definição, as ações do plano de marketing podem ser melhor redirecionadas para atender as demandas de um nicho específico de usuários.

O cenário do seu segmento também deve ser analisado. Por exemplo, um site sobre produtos de beleza. Verificar como está o cenário desse mercado é essencial para definir quais são as principais tendências. Como seus concorrentes estão se portando no meio digital também tem relevância.

Após isso, a escolha dos canais que serão usados para ativar a campanha, também faz parte da estratégia. Facebook, Instagram, blog, e-mail, site, entre outros, podem ser utilizados individualmente ou em conjunto. Para isso é preciso ter analisado aonde o seu público-alvo mais está inserido e onde a resposta para sua campanha será mais rápida.

Tenha um bom conteúdo

O conteúdo é uma das características mais importantes do marketing digital, afinal, é esse conteúdo que irá ser procurado pelo usuário. É por meio dele que você irá gerar os chamados leads (registro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço) e torna-los verdadeiros clientes do seu site.

Para isso, adequar a linguagem do conteúdo para cada canal é essencial. No Instagram, por exemplo, textos longos não funcionam visualmente. Fotos devem ser o principal produto, com textos pequenos, geralmente com o uso das hashtags (#) para impulsionar seu produto na busca do aplicativo.

Defina estratégias de SEO

Uma das ferramentas mais usadas no marketing digital para impulsionar esses conteúdos de sites e blogs são as técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca). Alcançar um bom posicionamento no Google é ótimo para a visualização do site ou blog e para aumentar o faturamento da empresa.

Os chamados fatores On Page, aqueles que devem ser trabalhados dentro do próprio site e são fundamentais para a busca, fazem parte dessa técnica. São exemplos: um bom conteúdo informativo e com periodicidade constante; definição de palavras-chave, presentes de preferência no título e na URL do site; relacionar um texto a outro conteúdo, criando links entre as páginas; implementar botões de compartilhamento com redes sociais; etc.

Monitore os resultados

Como já mencionado anteriormente, um bom monitoramento através da definição das métricas e KPIs, consegue controlar o comportamento dos usuários e analisar o resultado das ações de marketing implementadas. Isso irá auxiliar na mudança, ou não, das estratégias de marketing para sua empresa.

 

 

Fonte: fallecriativo.com.br