Como alinhar Marketing e Venda no seu negócio

Marketing é a capacidade de atrair consumidores em potencial, por meio de relacionamentos, produtos e serviços memoráveis, e convertê-los em clientes fiéis da marca.

Essa conversão, no final de tudo, é o momento da venda. Mas, antes, é preciso atrair e relacionar. “O marketing digital propicia essa vantagem”.

Hoje, com as estratégias digitais, atrair ficou mais barato e mais fácil de mensurar. “O alcance é maior e é uma segmentação mais nichada”.

O recomendado é aprender marketing primeiro, e depois as estratégias digitais.

Ferramentas digitais

Hoje há uma infinidade de ferramentas digitais disponíveis para o empreendedor, gratuitas ou pagas. Antes de entender qual a melhor ferramenta para você, é preciso entender o seu público e focar em um nicho de mercado.

“Uma vez que você consegue atuar em um segmento de mercado específico e consegue dominar completamente seu público-alvo e sua persona, aí sim você vai pensar em ferramenta.”

É fundamental conhecer e utilizar essas ferramentas digitais. Mas, antes de tudo, é preciso dominar o processo de atrair, relacionar e converter.

A importância de nichar

“Vender tudo para todo mundo pode ser até uma estratégia que funcione. Mas pelo que eu vejo do mercado, você acaba se enrolando e vendendo nada ou muito pouca coisa, para ninguém.”

Essa estratégia de abranger muitos públicos pode pesar, inclusive, no orçamento de marketing. O mais indicado, segundo Rodrigo, é escolher um nicho de mercado e virar uma autoridade naquele nicho.

Site ou redes sociais?

Os dois! Uma plataforma não exclui a outra.

Fica uma frase bem emblemática, escrevam na parede da empresa de vocês: nunca construa seu castelo num terreno alugado.

Com essa frase, Rodrigo Galvão chama a atenção para a importância de não construir uma estratégia somente nas redes sociais. De um dia para o outro, ela pode acabar e você vai ficar sem estratégia.

Por exemplo, vamos dizer que você projete toda a sua estrutura de venda em cima do Facebook. Se ele começa a perder alcance, a sair do mercado, se muda o comportamento do consumidor e as pessoas param de usar o Facebook, seu negócio acaba.

Por isso, utilize as redes sociais como ferramentas de:

– tráfego para o seu site;

– relacionamento e engajamento.

“Tenha um site, por mais simples que seja. Porque lá é sua fortaleza.”

Jornada de compra

A jornada de compra ou jornada de consumo funciona em cinco etapas. Mas esse jornada, muda um pouco de produto para serviço.

1) Reconhecimento da necessidade – “Se você gosta de viajar e vai entrar de férias. O reconhecimento da necessidade é ‘preciso viajar’.”

2) Busca de informações – “Você vai no Google e digita ‘pacote para Buenos Aires’.”

3) Avaliação das alternativas – “Você seleciona, por exemplo, a CVC, a Latam Viagens e a Marsans.”

4) Decisão de compra (produto) – “Quando é algo que eu posso comprar diretamente no online, que no caso é produto, funciona muito bem.”

5) Decisão de compra (serviço) – “Quando é serviço, por exemplo uma consultoria, dificilmente você não pega no telefone e marca um bate-papo. Para serviços, principalmente mais técnicos, dificilmente vai funcionar o digital na jornada de compra completa.”

 

 

Fonte: eusouempreendedor.com