Cidadão poderá aplicar multa moral para quem estacionar em vagas proibidas

Pensando em conscientizar de forma divertida os motoristas que insistem em estacionar em vagas exclusivas, a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lançou nesta semana o projeto Multa Moral, para conscientizar os Curitibanos. A ação é um incentivo a educação no trânsito e à valorização do próximo, tendo como apoio o PolloShop.

O shopping valoriza iniciativas positivas e aderiu à ideia, produzindo esse material para a prefeitura e disponibilizando pontos para a distribuição dos blocos de Multa Moral nas dependências do shopping. Os motoristas “infratores” da região podem se preparar, pois as chances de receber um “puxão de orelha” bem-humorado de outros cidadãos que passarem pelo local aumentaram. Para a coordenadora de marketing do PolloShop Andréa Higashiyama, o projeto será uma forma de estimular mais respeito pelos outros: “Nós decidimos apoiar essa iniciativa para incentivar que mais motoristas se conscientizem sobre as vagas destinadas às pessoas que precisam e assim exercer a cidadania, tanto na região do shopping como em toda a cidade”, analisa Andréa.

O bloco de Multa Moral consiste em folhas de “multa” com valor fictício, que podem ser distribuídas nos para-brisas dos carros que estacionarem nas vagas destinadas aos deficientes ou idosos, ou ainda na frente de guias rebaixadas.  Nelas, há um recadinho ao motorista: “Você acaba de receber uma multa moral prevista pelo bom senso. Penalidade: aceitar esse puxão de orelha com bom humor e admitir seu erro”.

A multa moral não possui valor a ser pago e nem pontuará na carteira do motorista. Para fazer a credencial especial para estacionar nessas vagas, o motorista deverá comparecer a Secretaria de Trânsito, na Rua Benjamin Constant, 157, no Centro, ou em qualquer Rua da Cidadania, das 8h30 às 17h, munido de documentos pessoais, comprovante de endereço e laudo médico. No caso do motorista, deverá apresentar também o laudo do Detran e a Carteira de Habilitação.

Além dos pontos físicos de distribuição, o bloco de multa moral e o folheto sobre a credencial também podem ser baixados no site da secretaria: www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br .

 

Serviço:

PolloShop

Rua Camões, 601 – Alta da XV

Horários de funcionamento:

Lojas: De segunda a sábado: 10h às 22h

Domingos e feriados: 14h às 20h

Praça de Alimentação: De segunda a sábado: 9h às 22h

Domingo e feriados: 10h às 20h

www.polloshop.com.br

 

Crédito da foto: Divulgação.