Para entender o Inbound é preciso também entender o Outbound, uma estratégia que segue princípios bem diferentes.

O Outbound se refere ao marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com seu público.

É a mensagem imposta no meio da revista que você lê, o intervalo comercial da TV e até um anúncio avulso no meio do post do seu blog preferido.

Você não necessariamente pediu para ver aqueles anúncios e muitas das vezes ele nem foi criado para você, mas eles estão ali gritando pela sua atenção.

Hoje, o Outbound Marketing não é tão eficaz quanto já foi há décadas. O consumidor está mais seletivo e não aceita interrupções.

Hoje, ele pode gravar um programa de TV e pular todos os comerciais, quase não lê mais materiais impressos e, com um clique, pode parar de seguir todas as marcas na internet que forem muito invasivas.

O que esse novo consumidor quer é conteúdo de qualidade, sem interrupções e sem tratá-lo com verbos de ação. Quem toma a decisão de compra é ele e sua demanda é por marcas mais abertas ao diálogo e ao respeito.

É neste cenário que o Inbound Marketing se faz uma ótima estratégia, pois ele não é invasivo e consegue ser mais respeitoso na hora de impactar seu público com sua mensagem.

O Inbound atinge as pessoas que realmente estão interessadas naquela mensagem, naquele momento. Não é invasivo, mas útil. O que aumenta significantemente suas chances de conversão.

Sobre os custos, o Outbound geralmente exige mais investimento do que o Inbound. Uma pesquisa apontou que o Inbound gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.

E outros diversos números já provaram que as taxas de conversão do Inbound são exponencialmente melhores.

Isso acontece por que, no Inbound, você está justamente falando com o público na hora certa e no momento certo.

E investir 1 real no consumidor que já está predisposto a comprar é sempre melhor do que investir 1 milhão para atingir 100 consumidores e torcer para que pelo menos 1 deles queira seu produto ou serviço.

Outra diferença entre as duas estratégias é a mensuração de resultados. No Inbound é possível acompanhar as conversões em tempo real e, se algo não estiver de acordo, mudar completamente a mensagem ou estratégia para reverter o quadro.

Já no Outbound, revisar uma comunicação é mais complicado.

Você coloca no ar e só consegue mensurar resultados depois. É quase um tiro no escuro, por isso, investir em pesquisas anteriores é tão importante no Outbound, pois aumentam as chances de acerto apesar de aumentar o investimento.

Para você entender melhor as diferenças entre as duas estratégias, aí vai um quadro comparativo.

Inbound X Outbound

inbound x outbound

Fonte: https://marketingdeconteudo.com