O que é lead?

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Geralmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário para receber uma oferta (material rico) ou uma assinatura de newsletter.

O lead passa a fazer parte do funil de vendas daquela empresa e é trabalhado pela equipe de marketing e vendas em esforços conjuntos no sentido do fechamento do negócio.

Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

De modo simplificado, uma lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.

Repare que, no início do ciclo de vendas, todos os usuários são estranhos (strangers), o momento mais distante de efetivamente se tornar um cliente.

Para essas pessoas, o ideal é produzir conteúdo de topo de funil, responsável por atrair (attract) usuários através de artigos cuja temática é ampla e atinge uma vasta quantidade de internautas.

Em outras palavras, é a isca que trará um novo visitante (visitor) ao seu blog ou site.

Essa é a etapa do funil na qual mais se produz conteúdo. Para captar esse visitante, é necessário inserir uma call to action (chamada para a ação), instigando-o a interagir com sua marca e, enfim, tornar-se um lead!

Pronto! Agora o visitante não apenas autorizou a conversação, mas solicitou ser provido de informações relevantes acerca do tema do seu produto ou serviço.

E é nessa etapa que deve ser produzido conteúdo de meio de funil.

Porém, o trabalho apenas começou e, a partir de agora, inicia-se a etapa de aproximação (close), na qual o usuário é nutrido com conteúdo mais aprofundado, estreitando a relação com a empresa.

É uma grande oportunidade para firmar-se como autoridade no assunto e estabelecer umrelacionamento de confiança com o potencial cliente.

Essa é a etapa na qual é produzido conteúdo de fundo de funil, e a lead e a empresa estão a um passo de fechar um negócio.

Geralmente, nesse estágio, o formato de conteúdo se alterna bastante. Você pode utilizar textos, vídeos, webinars, infográficos, ebooks, apresentações de slides, podcasts, tutoriais, vídeo aulas, entre várias outras táticas.

Se a estratégia for bem executada, é possível transformar uma lead em um cliente (customer)e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma empresa.

Mas não pense que a execução da metodologia termina aqui!

Nessa etapa, é preciso continuar a produzir conteúdo para encantar (delight) os clientes e torná-los promotores (promotors) da marca, ou seja, defensores que terão a função de espalhar boas referências sobre o seu negócio.

Qual a diferença entre leads e visitantes?

Muita gente foca todo o esforço em construir um bom website com programação e design voltados para atrair o maior número de visitantes possíveis e gastam uma nota em Adwords para potencializar esta atração.

Até aí nada de errado.

Quanto mais cliques receber o seu cartão de visitas na rede, maiores as chances de ser visto e conseguir bons negócios neste poderoso universo online.

Agora, dê uma olhada no número de visitantes da sua página no último mês e fixe bem no número de visitas que o seu site recebeu.

Pensou que incrível seria se você conseguisse estabelecer um contato e um canal de comunicação com todas estas pessoas, trocando informações e oferecendo conteúdo de qualidade, estabelecendo as bases da confiança em seus serviços e produtos?

E se você conhecesse um pouco mais sobre elas e tivesse dados relevantes que poderia facilitar esta interação?

Aí sim você está falando a língua das leads: quando você encara visitantes do seu site como clientes em potencial e não pessoas que vão entrar e sair do seu site sem deixar rastros.

Neste ponto, vale a pena fazer uma pequena análise da sua presença online: como anda o desenho da sua página? Você coleta informações dos seus usuários? Existe alguma barra visivelmente fácil de localizar convidando pessoas interessadas no seu conteúdo a assinarem a sua newsletter?

Todos estes são recursos que promovem uma interação entre visitantes interessados no que você tem a oferecer e a sua empresa, por meio de conteúdo relevante, interessante, educativo e de altíssima qualidade, que tenha utilidade para o seu potencial cliente, ou seja, que o ajude a resolver algum problema ou sanar alguma dúvida.

E por que eu preciso gerar leads?

Depois de saber um pouco mais sobre o que é leads, já deve ter se atentado para a importância desta nova forma de retenção de clientes para a sua empresa.

Se ainda não se convenceu, sem problemas. Vamos então reforçar um pouco mais essa ideia aqui.

Pense nas empresas que você mais admira no mercado. Por que elas atraem tanto a atenção?

O que elas oferecem de tão interessante? Com certeza, são empresas que se tornaram verdadeiras autoridades em algum assunto ou nicho do mercado.

Uma das formas de mostrar o seu conhecimento em determinado tema e atrair a atenção de um futuro cliente é oferecendo a ele conteúdo de qualidade (como já destacado aqui)!

Vamos supor que você precise de um encanador e não conhece nenhum na sua região.

Como todo mundo hoje em dia, você provavelmente ligará seu computador e vai pesquisar na internet um serviço nas redondezas.

Você se depara com dois sites, em um deles, uma página com os dados de contato e algumas imagens aleatórias de tubos e pias.

Em outro, você clica direto em um link para um texto abordando exatamente o seu problema (um vazamento no encanamento, por exemplo), possíveis causas do problema e até dicas de manutenção para que isto não ocorra no futuro.

Qual deles chamaria mais a sua atenção? Eu imagino que o segundo, certo?

Isso ocorre porque você precisa cativar o seu possível consumidor, atraindo-o para a sua página de forma a ajudá-lo.

A partir daí, você estabelece uma relação de confiança com alguém que já está interessado no que você tem a oferecer e aberto para uma possível oferta dos seus serviços no futuro.

Viu só como é importante gerar leads? Você passa a dialogar com pessoas que já têm interesse no que você tem para oferecer!

Basta alimentar uma relação honesta e de confiança com essas pessoas atraídas pelo seu conteúdo.

 

 

Fonte: marketingdeconteudo.com