Aprenda a usar as redes sociais a favor do seu trabalho

Aprenda a usar as redes sociais a favor do seu trabalho; veja as dicas!

As redes sociais são muito mais do que diversão ou “textões” sobre política, esporte ou comportamento. Enquanto nos dedicamos apenas a essas atividades, perdemos a oportunidade de registrar também nossas características importantes para o campo profissional, assim como conquistas e interesses relacionados ao trabalho. Afinal, a cada dia, milhares de profissionais responsáveis por recrutar talentos para novas vagas estão de olho nas redes em busca de perfis interessantes, cujos donos e donas merecem uma chance.

Redes sociais e trabalho 

Se você acaba de pensar no seu Linkedin, acertou. Mas são muitas as outras redes das quais você participa, certo? E, sim, todas elas interessam também para o lado profissional do seu cotidiano. Como, então, administrar tudo isso?

Para o consultor Alex Honeysett, o importante é elencar as redes sociais das quais você não abre mão e mantê-las com uma atualização frequente. Ele deixa claro que o Linkedin e o Twitter são indispensáveis.

Twitter
Ao lado do Instagram, o velho e bom Twitter pode ser o maior aliado de suas futuras conquistas profissionais, segundo Honeysett. Por permitir acessos a contatos que são muito distantes no mundo “real”, a rede social coloca você em contato com pessoas em nível hierarquicamente superior na sua área de trabalho, como diretores, presidentes ou consultores. Ao compartilhar conteúdo dessas pessoas, adicionando opiniões pertinentes, você expande sua rede de conexões e se firma como alguém que está antenado.

Caso você simplesmente não tenha tempo ou mesmo permissão para ficar com o Twitter aberto durante o dia, dedique uma hora por semana para elencar quatro ou cinco tuítes com conteúdo interessante e os programe para ao longo da semana!

Linkedin
Honeysett deixa claro que o Linkedin é OBRIGATÓRIO para qualquer um que deseje não apenas procurar novos empregos, mas também construir um nome de referência em sua própria área. Para o consultor, o primordial nesta rede é manter seu perfil sempre atualizado, deixando claro suas habilidades e conquistas.

Compartilhar textos interessantes também é importante, ao menos uma vez por semana.

Facebook e Instagram
Se você quiser manter um perfil interessante e aberto a fim de despertar o interesse do mercado, lembre-se de compartilhar textos oportunos e que tenham a ver com sua área de atuação.
Ao mesmo tempo, caso você mantenha seu perfil aberto ao público, lembre-se que pode não ser uma boa um recrutador de RH dar de cara com uma foto sua bebum.

Outras redes
O consultor Alex Honeysett deixa claro que outras redes, como o Pinterest (embora esta possa passar informações interessantes sobre seu perfil) e o Snapchat não influenciam tanto na vida profissional. Segundo ele, caso você tenha pouco tempo e esteja priorizando a carreira, estas redes podem ficam em segundo plano.

Ele aconselha que você não apague seu perfil ou simplesmente suma de nenhuma rede já criada, apenas escreva uma curta frase avisando que tal rede não está mais ativa, mas que você pode ser encontrado nas redes que vem utilizando.

 

Fonte: www.vix.com