Ferramentas para atingir o público alvo e direcionar os produtos

O consumidor e a melhor ferramenta para a expansão da empresa tendo um conhecimento de procura, o administrador pode direcionar o seu mercado para diferenciar os produtos, aumento de espaço físico e investimentos. O Administrador só poderá executar essas funções tendo em mente que existem ferramentas para conhecer o seu cliente.

A pesquisa de consumidor fator que impulsiona a busca do publico alvo, com a pesquisa você pode incluir como a principal objetivo da pesquisa, conhecimento do cliente, realizando pesquisa com a seguinte intenção de  medir seu nível de satisfação, se seus produtos e o que os consumidores procuram .

Na pesquisa de consumidor pode se utilizar a classificação dos clientes, utilizando a ferramenta ABC, onde os consumidores que mais comprar em valores ou quantidades conforme definido pelo controle gerencial da empresa. Usando o abc pode recolher informações como faixa etária dos clientes, idades, renda, qual produtos eles buscam na empresa, e através destes dados, realizar um comparativo com o publico alvo pretendido para ver se os dados que trazem tem relação entre si.

Outra ferramenta que é muito usada na área de marketing e matriz BCG, é onde você classifica seus produtos em categorias,  como em questionamento;
baixo lucro, alto investimento mais está em um mercado em crescimento, Estrela;
é produtos com lucros não muito elevados , mas tem uma boa participação do
mercado, abacaxi; produto que esta em decadência, alto investimento, e baixo
lucro , e vaca leiteira; onde os produtos tem alto lucro, baixo custo, produto  rentável.

Mas ao invés de o administrador utilizar a matriz BCG para produto pode utilizar a mesma para classificar de modo sistemático o cliente, como pode se utilizar os parâmetros para avaliar os clientes nos quesitos, os parâmetros podem ser valor comprado, quantidades de compras, renda, faixa etária. Para um maior entendimento da matriz com os consumidores, pode se classificar da seguinte forma, os clientes com um maior índice de compras, mas que tem baixo investimento, e trazem lucro, é considerada vaca leiteira.

Os clientes que tem grande quantia, mas tem um investimento para trazer ate a empresa e sim um lucro razoável. Os clientes em decadência, os motivos podem ser, aumentos de preço, mudança de publico alvo, mudança de produtos, então com isso pode se considerar um cliente abacaxi, e o cliente publico alvo, a empresa tem um alto investimento e baixo lucro, mas estes clientes podem sem estrelas futuramente.

Após de fazer esta classificação você pode buscar em seu banco de dados e realizar uma distribuição seguindo os parâmetros listados anteriormente e classificar seus clientes. Assim você poderá analisar qual o nível de cliente que está ou não gerando lucro e assim sucessivamente poderá realizar uma matriz BCG com seus produtos e realizar uma analise profunda nos dois parâmetros.

Os consumidores não importam teto salarial, idade, e todos os outros fatores que isso influenciam, eles são ótimos para as empresas, desde que os mesmos sejam tratos de formas igualitária, sendo considerado o principal valor que toda empresa deve de ter que é a Ética, utilizando as ferramentas citadas acima, e outras que se adequem ao padrão da empresa, você atingira o seu publico alvo.

Por Mauri Gustavo | Foto: Divulgação.