A importância dos influenciadores digitais para sua empresa

Você não deve ignorar essa estratégia se quer o sucesso do seu negócio. Usar influenciadores digitais no seu marketing digital é uma das formas mais poderosas que eu conheço de divulgar sua marca e conquistar clientes.

Porque eles são a melhor ponte entre sua marca e seu cliente.

Antes o seu prospecto via propagandas na frente da TV ou no jornal e essa era sua única chance de conquistar o coração dele.

Mas agora as coisas estão bem diferentes. Ainda bem.

Porque agora você tem muito mais chances de chegar até seu cliente ideal.

Olha só: a cada 11 segundos um novo usuário entra em alguma rede social.

E mais: o brasileiro passa em média 9 horas e 15 minutos online todos os diasconsumindo todo tipo de conteúdo.

O fato é que a internet mudou a forma como as pessoas consomem publicidade. Por isso, você precisa se adequar ao mercado se quer o sucesso do seu negócio.

Então, o sucesso que você procura está aqui mesmo, na internet.

Mais do que isso, está em um grupo de pessoas aqui dentro que têm o poder de chegar no coração e na carteira dos seus clientes como nunca antes: os influenciadores digitais.

Porque são pessoas nas quais o seu cliente mais confia e respeita.

O que significa que seu cliente considera com carinho o que o influenciador digital preferido dele diz.

Por isso eu repito: essa é a estratégia de marketing que você não pode ignorar.

E eu vou te mostrar todos os porquês neste artigo.

Você vai sair daqui sabendo quem são os influenciadores digitais e qual o ingrediente mágico deles.

Vou te mostrar tudo sobre a importância deles para seu negócio, desde quais são os tipos de influenciadores, até como fazer parcerias e escolher o influenciador ideal para divulgar sua marca.

E mais: se você também quer se tornar um influenciador digital, vai encontrar neste artigo 7 dicas matadoras para fazer isso.

Você vai encontrar informações de ouro nas próximas linhas.

O que são influenciadores digitais

Eles não atendem só por esse nome. Também são chamados de digital influencers, creators, criadores de conteúdo.

São pessoas que têm a capacidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões, seja estilo de vida ou consumo.

Eles precisam das redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, blogs, para publicar conteúdo relevante para seu público.

Podem trabalhar com nichos muito específicos, como cozinha profissional ou empreendedorismo, até assuntos mais gerais como viagens ou saúde.

Segundo pesquisa do Youpix, há mais de 230 mil influenciadores ativos.

Alguns exemplos são: Jovem Nerd, Felipe Castanhari do Canal Nostalgia, Jout Jout, Dani Noce, Mairo Vergara, Erico Rocha.

Muitos ficaram famosos fazendo vídeos, o que foi uma jogada esperta, já que em menos de dois anos os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego da internet.

A força internet é que o aumenta o poder de influência que essa galera tem.

E essa força está cada vez maior.

Porque como já disse, a cada 11 segundos um novo usuário entra em alguma rede social.

Isso é muito significativo.

Porque o status de poder e influência que os creators têm até pouco tempo era exclusivo da galera das mídias tradicionais, como televisão, rádios e jornais.

Mas hoje está na internet.

A relevância dos influencers está crescendo tanto nos últimos anos, que a pessoa mais relevante da internet de 2017 foi um nascido e criado na na web, o Whindersson Nunes.

E em algumas linhas você vai entender em detalhes porque tudo o que eu falei até agora é tão importante para seu negócio.

O ingrediente mágico

Por enquanto, quero que me responda uma pergunta.

Pensa em alguém da TV, por exemplo, que você ache bacana, gosta de acompanhar alguns trabalhos.

Talvez tenha até comprado alguma coisa porque esse cara apareceu numa propaganda.

Agora pensa em alguém da internet. Alguém que você segue nas redes sociais, vê os vídeos, acompanha os trabalhos.

Talvez também tenha comprado alguma coisa que viu essa pessoa falando sobre em um vídeo.

Os dois caras têm poder e influência, mas existe uma diferença muito importante para o seu negócio.

Você se sente mais próximo ou confia mais em qual dos dois?

Eu diria que é o cara da internet.  Porque o da TV está muito longe de você. Ele parece inalcançável.

Entrar em contato com esse cara é muito difícil e exclusivo para poucos. Mas é bem diferente com o da internet. Porque a internet aproximou as coisas.

Você pode acompanhar a vida, os trabalhos, os conselhos de qualquer influencer como se ele fosse seu amigo pessoal.

Se você se sente assim, é muito provável que o seu cliente se sinta da mesma forma.

Esse é o ingrediente mágico dos influencers: estar próximo do público como nunca antes.

Basta um clique para acompanhar cada segundo da vida deles: é só seguir as redes sociais ou se inscrever no canal.

Por isso você precisa entender o que eu vou explicar agora.

Por que os influenciadores digitais são importantes para seu negócio?

A internet acelerou tudo. Você tem que lidar cada vez mais com uma tonelada de informações.

Você tem que filtrar o que querem ver e consumir. Você passa a ir atrás só do que é interessante e relevante para você.

Com seu público não é diferente.

Então sua marca precisa nadar conforme a corrente. Você precisa se unir aos influenciadores.

Porque vou ser sincero. Anúncios são muito importantes para qualquer negócio, mas você não pode depender apenas deles.

Porque anúncios podem ser ignorados e bloqueados, mas seu público vai querer ouvir o que aquela pessoa que ele confia está falando.

Por isso, fazer parcerias com influenciadores digitais te aproxima mais do seu público, faz com que vocês falem a mesma língua.

Essa parceria tem tudo a ver com a autoridade, confiança, credibilidade que você quer passar com sua marca.

Então, influenciadores digitais são importante por um motivo muito simples: eles são a melhor ponte entre sua marca e seus clientes.

Eles são mediadores poderosos na hora do seu cliente decidir comprar seu produto ou serviço.

E fazer parcerias com os eles é uma das estratégias mais poderosas e eficientes de marketing digital que eu conheço.

E eu vou te provar com alguns dados.

Nesse momento, enquanto você lê meu artigo, cerca de 80% do tráfego online está ligado a algum tipo de influenciador;

Os brasileiros passam mais tempo na internet do que em outra mídia, então esse é o melhor canal para ficar às vistas dos seus clientes;

92% dos consumidores acreditam mais na recomendação de produtos ou serviços quando elas são feitas por pessoas e não por marcas.

Ou seja, não restam dúvidas de que o seu público está na internet.

E menos dúvidas ainda que o que um influencer fala sobre uma marca é determinante para a pessoa comprar ou não.

Porque as pessoas enxergam os influenciadores digitais com amigos dando conselhos sobre algo.

É fato: se seu amigo fala que um produto ou serviço é bom, você tem mais chances de comprar.

Por isso, ter os influencers ao seu lado é essencial para o sucesso do seu negócio.

  • Eles têm um público fiel e engajado, existe uma forte conexão. Ou seja, os influencers têm confiança e credibilidade, as pessoas acreditam no que eles falam;
  • Eles despertam o gatilho mental da prova, ou seja, alguém dizendo com todas as letras que a sua marca é boa;
  • Os influenciadores falam diretamente com o público como se fosse um amigo dando conselhos;

Em resumo: influenciadores podem elevar o seu ROI e dar visibilidade para sua marca.

É como eu já falei outras vezes aqui no blog: se você tem um negócio, mas seu cliente não te vê na internet, você é invisível para ele.

Como divulgar minha marca com influenciadores digitais?

Antes de responder essa pergunta, você precisa entender de onde vem o pão de cada dia dos influenciadores digitais.

Os influencers conseguem dinheiro para pagar os boletos no final do mês basicamente com:

  • Posts patrocinados;
  • Participação em eventos;
  • Palestras;
  • Youtube;
  • Venda de produtos físicos;
  • Parcerias com outros influencers;
  • Anúncios.

Não tem um teto salarial, um valor fixo para cada trabalho. Depende da relevância que cada creator tem para o mercado.

Aliás, relevância é o ponto fundamental para qualquer influenciador digital (você vai entender melhor sobre isso daqui a pouco).

O influenciador do Youtube mais bem pago de 2017 faturou 16.5 milhões de dólares.

É fato que a plataforma mais lucrativa é o Youtube, seguida do Facebook.

Só para você ter uma ideia. Entre 50 mil e 150 mil reais é o que um grande influenciador ganha no Brasil por cada campanha no Youtube.

Influenciadores menores podem levar de 1 mil a 5 mil reais.

Dito isso, como então você faz para divulgar sua marca com influenciadores digitais?

Com o marketing de influência.

É uma estratégia que aproveita a confiança e o engajamento que o influencer tem com seu público.

Quando sua marca usa a influência de outra pessoa para divulgar o produto ou serviço para o público certo.

É uma estratégia de marketing mais direta, que fala direto com o consumidor.

Também é uma forma de humanizar a sua marca, porque é uma pessoa que está falando sobre seu produto ou serviço, não uma empresa.

Então, as parcerias com os influencers podem ser através de contratos, onde você paga para ele falar sobre seu produto ou serviço nas redes sociais.

Dica: esse tipo de parceria paga tem que ser sempre indicada, porque se o público descobre depois pode manchar muito a imagem da sua empresa.

Outra estratégia é enviar seu produto ou serviço para ser divulgado nos famosos vídeos de “Recebidos do Mês”, onde os influenciadores abrem na frente das câmeras tudo o que receberam naquele mês.

Essa estratégia é mais barata, porque você basicamente só gasta com o envio. Por outro lado, o influenciador só mostra na frente das câmeras, sem expressar nenhuma opinião.

Bom, o marketing de influência já deixa bem óbvio no nome que o importante é a influência da pessoa que está divulgando seu produto ou serviço.

O que você precisa ter muito claro é que a influência não é medida apenas com números de seguidores ou curtidas, até porque esses podem ser comprados.

Influência, como você vai ver agora, tem a ver com três fatores:

  1. Tamanho da audiência
  2. Engajamento com essa audiência
  3. Relevância para o mercado

É a junção e a interação desses três fatores que determinam o tanto de influência que alguém tem na internet.

Por isso, existe mais de um tipo de influenciador digital.

Fonte: https://klickpages.com.br/