A importância do planejamento no Design para mídias sociais

A importância do planejamento no Design para mídias sociais

Todo projeto de mídias sociais deve passar por algumas fases até que chegue à sua conclusão, essas fases algumas vezes são flexíveis, ou seja, a ordem de algumas etapas pode ser alterada e algumas podem até mesmo ser descartadas, não é o ideal mas na vida real muitas vezes não é possível cumprir todas essas etapas linearmente por isso a importância do planejamento de mídias sociais.

Basicamente podemos considerar 5 fases no desenvolvimento de um projeto de mídia social que são as seguintes:

A fase 1 é a fase de planejamento, é aqui que são avaliados os primeiros parâmetros do projeto e onde será organizada a sua estrutura e a forma como irá se desenvolver.

Ou seja, nós definimos o escopo de tudo que vamos trabalhar, nós avaliamos quem é nosso cliente, avaliamos o que precisamos comunicar, como comunicar e para quem comunicar. Delimitamos principalmente o nosso objetivo dentro de um projeto para mídias sociais.

A fase 2 é a fase de exploração, é aqui que serão listados possíveis implicações no projeto , nessa fase também são levantados dados que poderão ser utilizados para encontrar soluções para os problemas identificados.

Ou seja, nós identificamos os concorrentes, as objeções de nossos clientes, observamos como o mercado tem se portado no ambiente online, identificamos o cenário atual e buscamos referência que auxiliaram no processo como um todo.

A fase 3 é a etapa de demarcação de conteúdo, aqui também é a hora de elaborar o cronograma de conteúdo, é quando você vai criar o script do que exatamente você vai publicar nas redes.

A fase 4 é a etapa de refinamento do projeto em design, é nessa fase também que são produzidas as peças que foram definidas na etapa de criação do conceito e da demarcação de conteúdo, por exemplo: identidade visual das redes, o template de enxoval de mídias sociais e por aí vai.

A fase 5 é a fase de lançamento e monitoramento continuo do projeto. Essa é hora de colocar pra rodar, fazer as publicações e executar a cada semana o que foi inicialmente pensado em todo o projeto. A questão aqui é produzir e mensurar para a melhora continua dos resultados, talvez você tenha que mudar a linguem, talvez você tenha que conhecer melhor a sua persona, ou talvez o seu Design não esteja sendo tão efetivo. É preciso avaliar ponto a ponto e fazer teste. Converse com sua audiência e melhore sempre. Os resultados virão!

Assim como viu. O Design é apenas um parte do projeto. Uma parte muito importante. Mas que só será bem elaborada quando você entender todos os outros pontos anteriores dentro do planejamento de mídias sociais. A partir de um estudo e de uma boa exploração, você será capaz de delimitar tudo aquilo que é preciso para realizar também um projeto de design mais efetivo e que realmente vai funcionar.

  • Quando você planeja, etapas como:
  • Quais cores devo usar?
  • Quais elementos visuais usar?
  • Quais ícones?
  • Qual fonte?
  • Qual imagem?
  • Qual o tamanho ideal?
  • Qual a linguagem visual usar?

Todas essas perguntas serão respondidas em um planejamento de mídias sociais prévio bem feito, é lá que você vai conhecer o seu cliente, é nele que você vai conhecer para quem sua empresas estará falando, vai conhecer melhor o produto que poderá vender. Todo o seu projeto de design se tornará viável evitando construir as coisas ao acaso.

 

 

 

Fonte: designfera.com.br