A importância da Identidade Visual

Uma empresa tem como objetivo apontar o princípio de seus materiais e serviços, além de criar uma boa comunicação com seus clientes.

Como a marca tem se mostrado o principal atributo de valor, existe uma importante tarefa a ser cumprida: sua representação. Em uma franquia, por exemplo, é imprescindível passar a imagem de que a empresa-base possui características como qualidade e aceitação, caso contrário, não haverá o interesse do franqueado em representá-la.

Contudo, profissionais percebem que o empresário não atribui a devida atenção à marca e, por muitas vezes, a transformam em marcas pessoais, com identidade própria e totalmente diferente da proposta original. Isso por que desconhecem sua importância e essência.

A identidade aplicada a franquias

Especialistas dizem que a evolução no mercado relacionado à franchising vem crescendo em ritmo acelerado e a justificativa são os empreendedores brasileiros. O país está entre os três primeiros do mundo no setor, com 2.226 marcas, segundo dados do site Sua Franquia, sendo a região sudeste a com maior concentração. Além disso, por possuir ótimos empreendedores atuando na área, o interesse por franquias tem aumentado significativamente.

Devido à alta competitividade, é imprescindível que franqueadores e franqueados invistam na unidade da marca, a partir de uma identidade visual compatível e eficiente. Atentar-se a suas formas de aplicação é fundamental.

Mas garantir que essas normas sejam cumpridas não é tarefa fácil. Com programas de edição e pouco conhecimento por parte dos profissionais envolvidos, é possível transformar uma peça de divulgação em uma comunicação completamente amadora. Por este motivo, é fundamental que as empresas utilizem a tecnologia a favor da marca, principalmente quando há mais de uma unidade / franquia.

Normalmente, por volta dos primeiros quatro ou cinco anos de uma franquia de determinada rede, os franqueados se confundem com alguns tópicos e precisem de adaptação, necessitando assim, de uma ajuda extra da parte do franqueador.

Em resumo, prestar assistência às franquias e / ou unidades do seu negócio é fundamental para a manutenção e crescimento da marca. Incentivar e demonstrar como o uso apropriado da marca pode favorecer o empreendimento requer dedicação, mas os resultados são visíveis.

Fonte: https://www.printi.com.br/