9 perguntas que você deve responder para definir o seu público alvo

Se alguém te perguntasse agora se você sabe qual é o público alvo do seu negócio tenho certeza que você responderia com muita convicção: “_ É claro que sei!”

E provavelmente olharia com muita desconfiança para o “tolo” que fez essa pergunta tão “óbvia”.

Mas o que ocorre, é que muitas empresas ainda definem o seu público alvo de forma muito superficial se limitando as características do tipo: sexo, idade, estado civil , localidade e outras mais , que são sim importantes, mas não mais importantes do que informações que nos falam sobre o comportamento de consumo.

O cliente da atualidade reage de forma diferente as estratégias de divulgação das empresas. E por isso, não basta apenas segmentá-lo através de informações que muito pouco diz sobre a sua forma de consumo.Precisamos compreendê-lo em profundidade para conseguir nos comunicar de forma mais efetiva.

As empresas precisam ir além, identificando a fundo, os interesses e comportamentos desse público para o qual pretendem oferecer seus produtos e serviços.
Conhecer o que importa para esse cliente, o que ele valoriza, quais outros produtos consome, com qual outras marcas se relaciona e dessa forma identificar se realmente ele se interessará pelo que sua empresa tem a oferecer.

E por que isso?

Porque diante dessas informações você poderá fazer um planejamento de divulgação mais adequado e eficiente para o seu negócio.

Como saber se você deve investir em anúncios em Facebook , Google ou outras mídias sem ao menos saber por onde anda seu cliente potencial? Com a devida identificação do seu público alvo você aplicará melhor o seu dinheiro e conseguirá melhores resultados na captação de novos clientes. Além disso,  conseguirá comuicar os diferencias do seu produto ou serviço de forma mais eficiente.

Ao responder as perguntas abaixo, o que acha de fazer um quadro comparativo? Assim poderá fazer uma análise e saber se você está alinhado com suas estratégias e o seu público alvo.

De um lado coloque as respostas referente ao público que pretende alcançar e do outro lado coloque as respostas pensando em sua empresa ou negócio.

Vamos lá? Pense no público que pretende alcançar e responda as questões abaixo:

1-Quais as marcas de preferência desse público? O que os faz escolher essas marcas? O que essas marcas comunicam a esse público? ( e sua empresa? Como se comunica com esse público )

2-O que esse público valoriza e prioriza ao escolher um produto ou serviço? ( o seu produto ou serviço supri essa necessidade? )

3- Em quais tipos de mídia esse público busca informações: revistas, jornais, tv?( onde você divulga sua empresa? )

4 – Qual é o  comportamento pessoal e social desse público? ( seu produto ou serviço acompanha as tendências desse público ?)

5- Qual o tipo de solução busca no segmento que sua empresa atua? ( sua empresa oferece essa solução?)

6- De qual empresa consome a solução que seu produto ou serviço oferece? Quais são os concorrentes que disputam pelo mesmo público? Como e onde eles se comunicam com esse público? (Como sua empresa identifica o porte desse concorrente em relação a sua empresa? )

7- Qual o valor que costuma investir ou está disposto a pagar pelo produto ou serviço que você pretende oferecer? (Esse valor viabiliza o seu negócio? )

8 -Quais as principais preocupações ou problemas que enfrenta ao contratar ou comprar produtos da área de atuação da sua empresa? ( sua empresa soluciona esses problemas ? )

9-Como costuma fazer suas compras em lojas físicas ou lojas virtuais?( como sua empresa comercializa seus produtos ou serviços )

Agora analise o quadro que você preencheu e identifique o resultado. Você está realmente conseguindo se comunicar corretamente com o público desejado ou precisará reformular suas estratégias? Não perca tempo para realinhar seu palno de marketing se for necessário. Encontrar o seu público alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Por Kelly, profissional com MBA Gestão de Comércio e Vendas FGV MBA Comunicação e Marketing Digital FGV Formação em Coaching pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING, instituição internacionalmente reconhecida e parceira do IPCA- Institute of Coaching Professional Association, órgão filiado à Harvard Medical School. 

Foto: Divulgação.