3 passos para elaborar o logotipo perfeito

Quer criar um logotipo arrasador para a sua marca? A tarefa não é das mais fáceis. Afinal, um bom logo revela informações sobre a empresa assim que é visto por alguém. Para ajudar qualquer empreendedor a pensar no logotipo ideal, a 99Designs, que chegou ao Brasil em agosto do ano passado com a aquisição da LogoChef, publicou um e-book sobre o assunto.

O guia é gratuito e está disponível para download no site da startup. Veja aqui algumas dicas para elaborar um belo projeto.

1. Defina a sua marca
A marca é fundamentada sobre os valores da sua empresa e, através dela, deve-se transmitir esses valores, com os quais os seus clientes poderão se identificar. Uma vez que a visão da marca esteja definida, será possível traduzir seus conceitos fundamentais em um logotipo através de símbolos, cores e palavras.

2. Conheça as melhores práticas
Logotipos de sucesso compartilham cinco características fundamentais: simplicidade, originalidade, relevância, atemporalidade e versatilidade. Uma boa dica para ajudar no processo de elaboração do que você gostaria de ter no seu logo é dar uma busca no Google para pesquisar imagens de logotipos do seu setor. Ao ver as imagens, tome nota do que você acha que funciona e do que definitivamente você acha que não funciona. Anote seus motivos.

3. Procure se familiarizar com o processo criativo
Na hora de criar o logotipo, o designer usará diferentes elementos para construir o projeto – estilo (tipográfico, símbolo ou ambos), cores, fontes. Se você estiver familiarizado com alguns deles, poderá fornecer um feedback mais significativo e assertivo para o profissional contratado.

Fonte: Revistapegn.globo.com/| Foto: Divulgação.